WhatsApp SAC (31) 98799-0134 WhatsApp Vendas (31) 99294-0024 Ligamos para Você Central de Vendas (31) 3899-7000
0

Seu carrinho está vazio

Clique aqui para ver mais cursos.

Black Friday 30%OFF nos cursos online 15% OFF nos cursos em livro+DVD + 5% OFF extra no cartão de crédito

Limpeza urbana é responsabilidade pública

O gerenciamento da limpeza urbana e dos resíduos sólidos só tem resultado eficiente quando se aplica ao planejamento de todas as atividades

A limpeza da cidade precisa ser realizada e a população deve colaborar com sua conservação.

Todos os seres vivos, inclusive os do mundo vegetal, geram e eliminam algum tipo de resíduo, pois sua geração decorre do processo vital e de todas as suas atividades. Não existe órgão, máquina, ou aparelho tão perfeito que utilize toda a matéria e energia consumida. Nesse sentido, entende-se que resíduo não é, propriamente, um produto final, mas sim um estágio entre a matéria ou energia consumida e o destino final.

O homem, como todo ser vivo, também gera resíduos de suas atividades vitais. E basta que as pessoas se agrupem, formando uma comunidade, onde há uma troca de informações, relacionamentos e deslocamentos, para que a questão do destino a ser dado aos resíduos gerados por cada um passe a ser um problema em comum.

Em casos extremos, a falta de um sistema organizado ou a inoperância da limpeza urbana, da coleta e remoção do lixo chega a trazer problemas sérios para a saúde da população. Nos grandes centros, o destino final dos resíduos sólidos exige a participação mais efetiva das autoridades municipais, dos munícipes e da indústria, para se conseguir recolhimento, remoção, transporte, tratamento e disposição em condições de promover um alto padrão de qualidade de vida da população. Daí a necessidade de serem ensinadas nas escolas, e comunicadas às pessoas, em geral, as atitudes a serem tomadas por todos e a sua importância em relação ao meio ambiente e à saúde pública.

O gerenciamento da limpeza urbana e dos resíduos sólidos só tem um resultado eficiente quando se aplica ao planejamento de todas as atividades. Isto é, a primeira etapa do processo de limpeza  compete ao cidadão; por isso esse precisa cuidar de acondicionar devidamente o lixo para a coleta. Se isso acontece, são resolvidas satisfatoriamente as etapas subsequentes, como a coleta, o transporte e o destino final. Da mesma forma, se a limpeza da cidade é feita e se a população, de maneira geral, colabora com sua conservação, o efetivo de pessoal pode ser minimizado.

Não é uma tarefa simples nem dada a improvisos técnicos e administrativos. Em geral, depende de aspectos técnicos, jurídicos, econômicos, sociais e políticos, obrigando a profissionalização dos funcionários responsáveis pelo serviço, sejam do nível que for.

Assim, o desafio da limpeza urbana não consiste apenas em manter limpas as ruas, as praças e as avenidas, mas, também, em coletar e dar destino adequado ao lixo urbano, cujo volume de produção cresce mais que a população.

Pensando na importância da administração dos resíduos sólidos, o CPT – Centro de Produções Técnicas, desenvolveu o curso Gerenciamento de Limpeza Urbana, com informações da professora Maeli Estrela Borges, engenheira, arquiteta, urbanista e sanitarista, uma das mais conceituadas especialistas na área de limpeza urbana. 

A limpeza urbana não consiste apenas em manter limpas as ruas, mas, também, em coletar e dar destino adequado ao lixo.

No mesmo são abordados temas como a administração dos serviços; noções gerais sobre resíduos sólidos e o lixo; classificação e composição dos resíduos. Além de dicas para a manutenção da frota; o acondicionamento e destino final dos resíduos.

Após fazer o curso e ser aprovado na avaliação, o aluno recebe um certificado de conclusão emitido pela UOV – Universidade On-line de Viçosa, filiada e mantenedora da ABED – Associação Brasileira de Educação a Distância.
 
Conforme o tamanho do município, do organograma adotado e da complexidade dos serviços, a administração da limpeza urbana pode ser feita por uma Secretaria Municipal, um Departamento ou uma Divisão de Serviços da Secretaria de Obras Públicas ou, ainda, uma Autarquia Municipal.

Deixe seu comentário

Avise-me, por e-mail, a respeito de novos comentários sobre esta matéria.

O CPT garante a você 100% de segurança e
confidencialidade em seus dados pessoais e e-mail.
Seu comentário foi enviado com sucesso!

Informamos que a resposta será publicada o mais breve possível, assim que passar pela moderação.

Obrigado pela sua participação.

Comentários

glayce imaculada pinto de souza

11 de nov de 2013

Meu nome é Glayce Imaculada, estou solicitando, uma avaliação, do terreno da prefeitura regional, da Pampulha, onde, atrás do meu imóvel, passa um córrego de céu aberto. Foi solicitado uma limpeza urbana, na área atrás do condomínio. A prefeitura, não veio avaliar, estamos sendo, vítimas do mosquito da dengue, e bichos peçonhentos, como: aranha, escorpião. E fora os lixos que são jogados, em meio as ruas e encostas de muro. Peço socorro e ajuda, há outras prefeituras.

Resposta do Portal Cursos CPT

12 de nov de 2013

Olá, Glayce!

Agradecemos sua visita e comentário em nosso site.

Recomendamos que procure o orgão responsável por este tipo de serviço em sua cidade ou região.

Atenciosamente,

Ana Carolina dos Santos

Últimos Artigos

Artigos Mais Lidos

Fique por dentro das novidades!