WhatsApp SAC (31) 98799-0134 WhatsApp Vendas (31) 99294-0024 Ligamos para Você Central de Vendas (31) 3899-7000
Como podemos te ajudar?
0

Seu carrinho está vazio

Clique aqui para ver mais cursos.

Hidroterapia é usada no tratamento de animais

Agora, os animais também podem ser beneficiados por esse tratamento, indicado no auxílio ao condicionamento e/ou recuperação da musculatura

 

Os benefícios da hidroterapia são muitos, o aumento da flexibilidade, o fortalecimento dos músculos, a diminuição de dores e o estímulo à coordenação motora são alguns deles.

A hidroterapia utiliza exercícios na água para a recuperação ou melhoria da musculatura. Nas últimas décadas, esse tipo de terapia sofre um impulso maior devido a sua utilização na recuperação de deficientes físicos e na medicina esportiva.

A água morna relaxa, melhora dores, trata problemas ortopédicos, danos nas articulações, obesidade, além de contribuir para a reabilitação pós-operatória. Agora, os animais também podem ser beneficiados por esse tratamento. Muito usada para cavalos e cães de corrida, a hidroterapia é indicada por muitos profissionais, pois auxilia no condicionamento e/ou recuperação da musculatura que sofre com o impacto na estrutura esquelética, causado pela corrida.

A aceitação é enorme por parte dos veterinário e proprietários de animais, por usar técnicas não invasivas no combate a dor, na recuperação da região comprometida, na prevenção de futuras lesões articulares, e na melhoria da qualidade de vida do animal. O tipo, o número e a duração das sessões irá depender da patologia do animal e da resposta à terapia.

O professor José Antônio Viana, do curso Como Montar um Pet Shop - Com Banho, Tosa e Atendimento, elaborado pelo CPT – Centro de Produções Técnicas, afirma que cada animal pode reagir de maneira diferente ao tratamento, os cães das raças cockers e  poodles, por exemplo, apreciam muito os exercícios na água, mas outros podem se mostrar receosos, o que demanda do profissional maior cuidado.

A profundidade da piscina varia de acordo com o tratamento. Os cães gordinhos e os que precisam exercitar tanto os membros posteriores quanto os superiores devem utilizar a funda. As rasas são indicadas para a recuperação de animais com artrose, pois na água o animal pode ficar até 70% mais leve. A temperatura morna também conta no tratamento, pois tem efeito analgésico. Os benefícios são muitos, dá para aumentar a flexibilidade, fortalecer os músculos, tratar dores e ainda estimular a coordenação motora.

 

Por: Virgínia Maria de Araújo

Deixe seu comentário

Avise-me, por e-mail, a respeito de novos comentários sobre esta matéria.

O CPT garante a você 100% de segurança e
confidencialidade em seus dados pessoais e e-mail.
Seu comentário foi enviado com sucesso!

Informamos que a resposta será publicada o mais breve possível, assim que passar pela moderação.

Obrigado pela sua participação.

Últimos Artigos

Artigos Mais Lidos

Quer mudar de vida e ter sucesso profissional? Vamos te ajudar!

Precisa de ajuda?