
Para a manutenção da boa saúde do equino e o alto desempenho em suas atividades, o criador de cavalos deve proceder ao ferrageamento periódico do animal. No procedimento, ferraduras são fixadas nos cascos, a fim de proteger os pés dos cavalos. Além disso, ao ferragear o animal, é possível corrigir os aprumos e até mesmo tratar lesões. Já para proteger os cascos do equídeo é empregada outra técnica, conhecida como casqueamento.
Na verdade, ferragear e casquear habitualmente o cavalo evita problemas nos pés e cascos do animal, “essencialmente equinos que realizam trabalhos em terrenos acidentados e ásperos. Entretanto, isso não descarta o uso das técnicas em cavalos estabulados para o bem-estar dos animais e a funcionalidade dos cascos”, explica Fábio Furquim Corrêa, médico veterinário e professor do Curso CPT Casqueamento e Ferrageamento de Equinos.
O profissional deve ser experiente e conhecer o passo a passo do ferrageamento e casqueamento para não danificar os cascos do cavalo nem causar lesões nos pés do animal. Da mesma forma, é indispensável dominar a anatomia do equino e as principais funções das partes locomotoras dianteiras e traseiras do animal. Outra recomendação de suma relevância é fazer a contenção tranquila do equídeo para evitar movimentos bruscos durante as práticas.
Tanto no casqueamento como no ferrageamento do equino, é impreterível avaliar o cavalo e identificar as condições em que se encontram pés e cascos. Ambos os procedimentos devem abranger toda a tropa e ser realizado rotineiramente. Quando o criador adota um bom programa para ferragear e casquear cavalos, ele maximiza a performance dos animais e aumenta o retorno financeiro do seu investimento.
Pensando nos criadores de cavalos, que visam garantir o bem-estar, o conforto e a boa saúde da sua tropa, elaboramos o Manual Prático para Ferrageamento e Casqueamento de Cavalos. Basta baixá-lo, em nosso site, gratuitamente, para acessar informações essenciais sobre boas práticas do ferrageamento, tipos de ferraduras mais comuns, ajuste das ferraduras nos cascos, procedimentos do casqueamento, correção de aprumos e muito mais!
Quer saber mais sobre o curso? Dê play no vídeo abaixo:
Conheça os Cursos CPT da Área Criação de Cavalos.
Leia o artigo "Tire sua dúvida: há diferença entre os quatro cascos de um cavalo?"
Por Andréa Oliveira.
Este conteúdo pode ser publicado livremente, no todo ou em parte, em qualquer mídia, eletrônica ou impressa, desde que contenha um link remetendo para o site www.cpt.com.br.
Cursos Relacionados
Deixe seu comentário
Informamos que a resposta será publicada o mais breve possível, assim que passar pela moderação.
Obrigado pela sua participação.
Comentários

Jhonnattan mateus santos batistas
28 de dez. de 2020Quero umans dicas

Resposta do Portal Cursos CPT
29 de dez. de 2020Olá, Jhonnattan
Como vai?
Agradecemos sua visita a nosso site!
Como você deseja dicas na área, enviaremos para o seu e-mail a partir de agora nosso boletim informativo. Nele você receberá importantes artigos na área.
Em breve, uma das nossas consultoras entrará em contato com informações e esclarecimentos sobre os cursos que serão fundamentais para o seu aprendizado.
Atenciosamente,
Erika