WhatsApp SAC (31) 98799-0134 WhatsApp Vendas (31) 99294-0024 Ligamos para Você Ligue Agora (31) 3899-7000
0

Seu carrinho está vazio

Clique aqui para ver mais cursos.

Confira o Manual Prático para Ferrageamento e Casqueamento de Cavalos

Ferragear e casquear habitualmente o cavalo evita problemas nos pés e cascos do animal

Confira o Manual Prático para Ferrageamento e Casqueamento de Cavalos

Para a manutenção da boa saúde do equino e o alto desempenho em suas atividades, o criador de cavalos deve proceder ao ferrageamento periódico do animal. No procedimento, ferraduras são fixadas nos cascos, a fim de proteger os pés dos cavalos. Além disso, ao ferragear o animal, é possível corrigir os aprumos e até mesmo tratar lesões. Já para proteger os cascos do equídeo é empregada outra técnica, conhecida como casqueamento.

Na verdade, ferragear e casquear habitualmente o cavalo evita problemas nos pés e cascos do animal, “essencialmente equinos que realizam trabalhos em terrenos acidentados e ásperos. Entretanto, isso não descarta o uso das técnicas em cavalos estabulados para o bem-estar dos animais e a funcionalidade dos cascos”, explica Fábio Furquim Corrêa, médico veterinário e professor do Curso CPT Casqueamento e Ferrageamento de Equinos.

O profissional deve ser experiente e conhecer o passo a passo do ferrageamento e casqueamento para não danificar os cascos do cavalo nem causar lesões nos pés do animal. Da mesma forma, é indispensável dominar a anatomia do equino e as principais funções das partes locomotoras dianteiras e traseiras do animal. Outra recomendação de suma relevância é fazer a contenção tranquila do equídeo para evitar movimentos bruscos durante as práticas.

Tanto no casqueamento como no ferrageamento do equino, é impreterível avaliar o cavalo e identificar as condições em que se encontram pés e cascos. Ambos os procedimentos devem abranger toda a tropa e ser realizado rotineiramente. Quando o criador adota um bom programa para ferragear e casquear cavalos, ele maximiza a performance dos animais e aumenta o retorno financeiro do seu investimento.

Pensando nos criadores de cavalos, que visam garantir o bem-estar, o conforto e a boa saúde da sua tropa, elaboramos o Manual Prático para Ferrageamento e Casqueamento de Cavalos. Basta baixá-lo, em nosso site, gratuitamente, para acessar informações essenciais sobre boas práticas do ferrageamento, tipos de ferraduras mais comuns, ajuste das ferraduras nos cascos, procedimentos do casqueamento, correção de aprumos e muito mais!

Quer saber mais sobre o curso? Dê play no vídeo abaixo:

Conheça os Cursos CPT da Área Criação de Cavalos.

Leia o artigo "Tire sua dúvida: há diferença entre os quatro cascos de um cavalo?"

Por Andréa Oliveira.

Deixe seu comentário

Avise-me, por e-mail, a respeito de novos comentários sobre esta matéria.

O CPT garante a você 100% de segurança e
confidencialidade em seus dados pessoais e e-mail.
Seu comentário foi enviado com sucesso!

Informamos que a resposta será publicada o mais breve possível, assim que passar pela moderação.

Obrigado pela sua participação.

Últimos Artigos

Artigos Mais Lidos

Fique por dentro das novidades!