WhatsApp SAC (31) 98799-0134 WhatsApp Vendas (31) 99294-0024 Ligamos para Você Central de Vendas (31) 3899-7000
Como podemos te ajudar?
0

Seu carrinho está vazio

Clique aqui para ver mais cursos.

Cavalos Quarto de Milha apresentam habilidade em esportes e atividade rurais

Venda dos cavalos garante cifras vantajosas aos proprietários e criadores

Quem deseja apostar na raça para a prática esportiva deve primeiro definir a modalidade, para depois optar pela linhagem.

Quem deseja apostar na raça para a prática esportiva deve primeiro definir a modalidade, para depois optar pela linhagem.

Com o aumento da prática do esporte equestre, uma raça tem se destacado nos campos brasileiros. O Quarto de Milha, considerada uma das raças mais populares no mundo, está ganhando espaço por apresentar grande apuro nas provas equestres e nos trabalhos das propriedades rurais.

De acordo com os dados da ABQM - Associação Brasileira de Criadores de Cavalo Quarto de Milha, o rebanho brasileiro registrou alto crescimento, saltando de 330,9 mil animais em março de 2009 para 349,6 mil cavalos em julho de 2010, ou seja, um aumento de 5,7% em um período pouco maior que um ano. Segundo a Associação, o Brasil detém o segundo maior rebanho do mundo, perdendo somente para os Estados Unidos.

Com relação ao número de criadores os índices foram ainda melhores. Na ABQM, de março de 2009 para julho de 2010, os registros de criadores aumentaram 10,2%, subindo de 53,9 mil para 59,4 mil. As características da raça indicam os motivos desse crescimento.

O Quarto de Milha é conhecido por sua agilidade e docilidade, um dos principais pontos para que  seja facilmente adaptado às mais variadas modalidades esportivas e atividades rurais. Nos  leilões, os animais estão sendo bem comercializados. Isso reflete positivamente aos criadores e proprietários, pois a ABQM garante que nos próximos anos as cifras serão ainda mais vantajosas.

O professor Dr. Haroldo Leal Vargas mostra, no curso Como Comprar Cavalos, elaborado pelo CPT – Centro de Produções Técnicas, várias observações recomendadas na avaliação do Quarto de Milha. “É desejado, no padrão da raça, um animal extremamente musculoso. Devem ter a cabeça pequena com o perfil retilíneo e orelhas bem curtas. A ganacha precisa ser bastante desenvolvida e destacada. A altura ideal é de 1,50 m”, informa o professor Vargas.

O cavalo também está sendo utilizado em atividades que envolvem o turismo rural, principalmente no Pantanal. O animal impressiona pelo seu porte e beleza, e empresas de turismo já estão incluindo nos pacotes de viagens as cavalgadas e passeios com cruzas Quarto de Milha.

Para quem deseja apostar na raça, essencialmente para a prática esportiva, primeiro deve definir a modalidade, para depois optar pela linhagem do animal. Por conseguinte, vêm os cuidados com pastagem, ração, treinador, tratador e documentação.

Por: Ariádine Morgan

Deixe seu comentário

Avise-me, por e-mail, a respeito de novos comentários sobre esta matéria.

O CPT garante a você 100% de segurança e
confidencialidade em seus dados pessoais e e-mail.
Seu comentário foi enviado com sucesso!

Informamos que a resposta será publicada o mais breve possível, assim que passar pela moderação.

Obrigado pela sua participação.

Comentários

Rogério Dognini

23 de out. de 2012

Quero que meus 5 quartos de milha fiquem o mais fortes e musculosos possível!!! Qual a melhor ração que posso dar? Existe algum suplemento vitamínico para esta finalidade?

Resposta do Portal Cursos CPT

14 de nov. de 2012

Olá Rogério,

Agradecemos pela sua visita e comentário em nosso site.

Segue abaixo alguns itens de seu interesse:

Curiosidades sobre a alimentação dos cavalos:

* O fator mais significativo e mais oneroso na manutenção de um cavalo é a nutrição, que corresponde a 60% dos custos na criação;

* Os volumosos devem ser administrados antes dos concentrados. Isso porque estes sofrem digestão parcial pela pepsina e pelo ácido clorídrico, seguindo depois o trajeto para os intestinos;

* Alimentos como o milho, a mandioca, o melaço e os farelos de soja, trigo e algodão são ricos em energia para os cavalos.

Você pode encontrar muito mais em nosso curso Alimentação de Cavalos.

Em caso de maiores dúvidas, entre em contato conosco.

Atenciosamente,

Natália Mayrink De Lazzari

Últimos Artigos

Artigos Mais Lidos

Quer mudar de vida e ter sucesso profissional? Vamos te ajudar!

Precisa de ajuda?