WhatsApp SAC (31) 98799-0134 WhatsApp Vendas (31) 99294-0024 Ligamos para Você Central de Vendas (31) 3899-7000
Como podemos te ajudar?
0

Seu carrinho está vazio

Clique aqui para ver mais cursos.

Cavalo marchador é excelente para lazer e enduro

As raças Mangalarga Marchador e Piquira são ideais para iniciantes

Cavalos devem ser animais ativos e atentos a tudo o que acontece a sua volta, receptivos aos carinhos e bons tratos.

Podemos destacar características comuns a todo e qualquer bom cavalo.  A fronte deve ser bem larga, com os olhos o mais distante possível um do outro, permitindo um ângulo de visão próximo de 360º, para observar tudo que está acontecendo em volta. O pescoço deve ser leve, bem lançado, com a saída o mais alta possível. Isso permitirá que o animal tenha uma maior mobilidade e facilidade de deslocamento do seu centro de equilíbrio toda vez que for mudar de direção.

A paleta ou espádua deve ser bem musculada e com boa angulação. Quanto mais angulada, maior será a amplitude de passada, ou seja, quanto mais inclinada à espádua, mais amplos serão os passos do cavalo. Além dessas, há qualidades específicas de cada raça.

O Mangalarga Marchador, por exemplo, é uma raça que surgiu do cruzamento de um garanhão Alter Real, presente de D. Pedro II ao Barão de Alfenas, em Minas Gerais. A raça é identificada pela sua marcha em substituição ao trote. Trata-se de um andamento com momentos de tríplice apoio, muito cômodo, em contrapartida ao movimento diagonal e saltitante do trote.

O professor Dr. Haroldo Leal Vargas, no curso Como Comprar Cavalos, elaborado pelo CPT – Centro de Produções Técnicas, destaca que “essa é uma das principais raças nacionais, com aptidão para esportes hípicos, enduro e lazer. Além disso, são animais de índole muito dócil, sendo ideais para iniciantes”.

Outro cavalo marchador, o Piquira, tem menor porte e, portanto, é recomendado para crianças iniciando na equitação. Possui a forma harmoniosa, ao contrário dos pôneis, que possuem as pernas mais curtas. “Sua marcha é macia e a conformação é semelhante à do Mangalarga Marchador. São animais bem dóceis, que devem ser registrados na Associação Brasileira de Criadores de Cavalo Pônei”, acrescenta o professor, médico veterinário especialista em clínica de equinos.

Cavalos devem ser animais ativos e atentos a tudo o que acontece a sua volta, receptivos aos carinhos e bons tratos. É importante que tenham facilidade para aprender e atender aos comandos ensinados. Além de manter a calma e não se assustarem facilmente diante de situações de perigo.

Deixe seu comentário

Avise-me, por e-mail, a respeito de novos comentários sobre esta matéria.

O CPT garante a você 100% de segurança e
confidencialidade em seus dados pessoais e e-mail.
Seu comentário foi enviado com sucesso!

Informamos que a resposta será publicada o mais breve possível, assim que passar pela moderação.

Obrigado pela sua participação.

Comentários

Rosângela Capella

29 de mar. de 2012

Adoro cavalo marchador, minha égua é uma mangalarga. Sou apaixonada por ela. Muito tranquila e educada. Sempre faço cavagalda com ela.

Resposta do Portal Cursos CPT

2 de abr. de 2012

Bom dia, Rosângela!

Realmente o Mangalarga Marchador é um cavalo de um desempenho impressionante quando comparado a outras raças.

Camila Guimarães Ribeiro

Últimos Artigos

Artigos Mais Lidos

Quer mudar de vida e ter sucesso profissional? Vamos te ajudar!

Precisa de ajuda?