
Após cinco séculos de aprimoramento da raça, o cavalo crioulo tornou-se um animal dócil, confiável, inteligente, versátil e musculoso. Tamanha é a fama deste belo equino, que já estão registrados, na Associação Brasileira de Criadores de Cavalos Crioulos (ABCCC), em torno de 300 mil cavalos.
Além do prazer e da satisfação de se criar o cavalo crioulo, esse equino gera riqueza para a economia, além de empregos (mais de 200 mil) em todo o território nacional. Alguns empresários do Sul do país conduzem turistas e cavaleiros pelos pampas gaúchos, cavalgando em seus belos cavalos.
Segundo Carlos Gonçalves, empresário, o crioulo é um cavalo muito resistente. De um dia para o outro ele se refaz. Além disso, ele agrupa qualidades essenciais para cavalgadas, principalmente cavalgadas na natureza.
Com o passar dos anos, o crioulo deixou de ser um equino compacto e de frente pesada, para se tornar um cavalo leve, alongado, elegante e dinâmico, o que passou a valorizar ainda mais a raça. É a morfologia aliada ao movimento e à agilidade.
Para os gaúchos, amantes da raça crioula, hoje eles possuem o cavalo mais completo da América. Alguns possuem inúmeros títulos vindos de competições nas mais diversas categorias.
O criador Marcelo Moglia ganhou o campeonato mundial da Federação das Associações de Criadores de Crioulo (FICC), que ocorreu em Buenos Aires. Durante a prova mais importante da raça, suas éguas permaneceram calmas e terminaram campeãs, um grande orgulho para Moglia.
Por Andréa Oliveira.
Fonte: Globo Rural.
Este conteúdo pode ser publicado livremente, no todo ou em parte, em qualquer mídia, eletrônica ou impressa, desde que contenha um link remetendo para o site www.cpt.com.br.
Cursos Relacionados
Deixe seu comentário
Informamos que a resposta será publicada o mais breve possível, assim que passar pela moderação.
Obrigado pela sua participação.