Uma maneira interessante de medir a eficiência com a qual a empresa desenvolve suas atividades é a avaliação de desempenho. Por meio dela, é possível descobrir o nível da qualidade do trabalho dos colaboradores.
Essa forma de controle permite que os gestores tomem decisões mais acertadas e coerentes com relação a sua equipe de trabalho. É uma ótima opção para chefes, gerentes e consequentemente para a empresa como um todo.
Além disso, a avaliação de desempenho também contribui para que o funcionário avaliado possa otimizar o seu trabalho, descobrindo em quais pontos ele deve melhorar. Essa prática traz vantagens para todos os membros envolvidos
De acordo com os tipos de problemas identificados, a avaliação do desempenho pode colaborar na determinação e no desenvolvimento de uma política adequada de gestão de pessoas às necessidades da organização.
Quem são os responsáveis pela avaliação do desempenho?
Conforme a política de recursos humanos adotada pela organização, a responsabilidade pela avaliação do desempenho das pessoas pode ser atribuída ao gerente, ao próprio indivíduo, ao indivíduo e seu gerente conjuntamente, à equipe de trabalho, ao departamento de Gestão de Pessoal ou a uma comissão de avaliação do desempenho.
Um programa de avaliação do desempenho, quando bem planejado, coordenado e desenvolvido traz benefícios a curto, médio e longo prazos. Os principais beneficiários são: o indivíduo, o gerente, a organização e a comunidade.
Benefícios da avaliação de desempenho
Benefícios para o gerente que executa a avaliação
- Avaliar o desempenho e o comportamento dos funcionários, tendo por base fatores de avaliação e, principalmente, contando com um sistema de medição capaz de neutralizar a subjetividade.
- Propor providências no sentido de melhorar o padrão de desempenho de seus subordinados.
- Comunicar-se com seus subordinados no sentido de fazê-los compreender a avaliação do desempenho como um sistema objetivo e como está seu desempenho através desse sistema.
Benefícios para o funcionário que é avaliado
- Conhecer as regras do jogo, ou seja, os aspectos de comportamento e de desempenho que a empresa valoriza em seus funcionários.
- Conhecer quais as expectativas de seu chefe a respeito de seu desempenho e seus pontos fortes e fracos, segundo a avaliação do chefe.
- Conhecer as providências que o chefe está tomando quanto à melhoria do seu desempenho (programa de treinamento, estágios etc.) e que ele próprio – subordinado – deve tomar por conta própria (autocorreção, maior capricho, mais atenção no trabalho, cursos por conta própria etc.). Fazer autoavaliação e autocrítica quanto ao seu autodesenvolvimento e autocontrole.
Benefícios para a empresa
- Avaliar seu potencial humano a curto, médio e longo prazo e define qual a contribuição de cada empregado.
- Identificar os empregados que necessitam de reciclagem ou aperfeiçoamento em determinadas áreas de atividade e selecionar os empregados com condições de promoção ou transferências.
- Dinamizar a política de gestão de pessoas, oferecendo oportunidades aos empregados com condições de promoções, crescimento e desenvolvimento pessoal.
Essas informações foram extraídas do curso Gestão de Pessoas na Pequena Empresa – Parte 1, elaborado pelo CPT – Centro de Produções Técnicas.
O curso completo é constituído por um manual de 475 páginas e filme com 75 minutos de duração.
Este conteúdo pode ser publicado livremente, no todo ou em parte, em qualquer mídia, eletrônica ou impressa, desde que contenha um link remetendo para o site www.cpt.com.br.
Deixe seu comentário
Informamos que a resposta será publicada o mais breve possível, assim que passar pela moderação.
Obrigado pela sua participação.
Comentários

valéria
9 de dez. de 2013Qual a importância do papel do gestor/gerente com sua equipe diante do processo de gestão do desempenho e O QUE a organização pode fazer para auxiliar o gestor a desenvolver um perfil de gestão próximo do ideal exigido atualmente na gestão do desempenho.?

Resposta do Portal Cursos CPT
10 de dez. de 2013Olá, Valéria!
Agradecemos sua visita e comentário em nosso site.
Para mais informações nossas consultoras entrarão em contato.
Atenciosamente,
Ana Carolina dos Santos