WhatsApp SAC (31) 98799-0134 WhatsApp Vendas (31) 99294-0024 Ligamos para Você Central de Vendas (31) 3899-7000
Como podemos te ajudar?
0

Seu carrinho está vazio

Clique aqui para ver mais cursos.

Gestão de pessoas: avaliação de desempenho da equipe

A avaliação de desempenho da equipe traz benefícios para quem avalia, para quem é avaliado, e sobretudo, para a própria empresa. Todos saem ganhando.

A avaliação de desempenho é uma prática que traz muitas vantagens para a empresa

 A avaliação de desempenho é uma prática que traz muitas vantagens para a empresa

Uma maneira interessante de medir a eficiência com a qual a empresa desenvolve suas atividades é a avaliação de desempenho. Por meio dela, é possível descobrir o nível da qualidade do trabalho dos colaboradores.

Essa forma de controle permite que os gestores tomem decisões mais acertadas e coerentes com relação a sua equipe de trabalho. É uma ótima opção para chefes, gerentes e consequentemente para a empresa como um todo.

Além disso, a avaliação de desempenho também contribui para que o funcionário avaliado possa otimizar o seu trabalho, descobrindo em quais pontos ele deve melhorar. Essa prática traz vantagens para todos os membros envolvidos

De acordo com os tipos de problemas identificados, a avaliação do desempenho pode colaborar na determinação e no desenvolvimento de uma política adequada de gestão de pessoas às necessidades da organização.

Quem são os responsáveis pela avaliação do desempenho?

Conforme a política de recursos humanos adotada pela organização, a responsabilidade pela avaliação do desempenho das pessoas pode ser atribuída ao gerente, ao próprio indivíduo, ao indivíduo e seu gerente conjuntamente, à equipe de trabalho, ao departamento de Gestão de Pessoal ou a uma comissão de avaliação do desempenho.

Um programa de avaliação do desempenho, quando bem planejado, coordenado e desenvolvido traz benefícios a curto, médio e longo prazos. Os principais beneficiários são: o indivíduo, o gerente, a organização e a comunidade.

Benefícios da avaliação de desempenho

Benefícios para o gerente que executa a avaliação

- Avaliar o desempenho e o comportamento dos funcionários, tendo por base fatores de avaliação e, principalmente, contando com um sistema de medição capaz de neutralizar a subjetividade.

- Propor providências no sentido de melhorar o padrão de desempenho de seus subordinados.

- Comunicar-se com seus subordinados no sentido de fazê-los compreender a avaliação do desempenho como um sistema objetivo e como está seu desempenho através desse sistema.


Benefícios para o funcionário que é avaliado

- Conhecer as regras do jogo, ou seja, os aspectos de comportamento e de desempenho que a empresa valoriza em seus funcionários.

- Conhecer quais as expectativas de seu chefe a respeito de seu desempenho e seus pontos fortes e fracos, segundo a avaliação do chefe.

- Conhecer as providências que o chefe está tomando quanto à melhoria do seu desempenho (programa de treinamento, estágios etc.) e que ele próprio – subordinado – deve tomar por conta própria (autocorreção, maior capricho, mais atenção no trabalho, cursos por conta própria etc.). Fazer autoavaliação e autocrítica quanto ao seu autodesenvolvimento e autocontrole.

Benefícios para a empresa

- Avaliar seu potencial humano a curto, médio e longo prazo e define qual a contribuição de cada empregado.

- Identificar os empregados que necessitam de reciclagem ou aperfeiçoamento em determinadas áreas de atividade e selecionar os empregados com condições de promoção ou transferências.

- Dinamizar a política de gestão de pessoas, oferecendo oportunidades aos empregados com condições de promoções, crescimento e desenvolvimento pessoal.

Essas informações foram extraídas do curso Gestão de Pessoas na Pequena Empresa – Parte 1, elaborado pelo CPT – Centro de Produções Técnicas.

O curso completo é constituído por um manual de 475 páginas e filme com 75 minutos de duração.

 

Deixe seu comentário

Avise-me, por e-mail, a respeito de novos comentários sobre esta matéria.

O CPT garante a você 100% de segurança e
confidencialidade em seus dados pessoais e e-mail.
Seu comentário foi enviado com sucesso!

Informamos que a resposta será publicada o mais breve possível, assim que passar pela moderação.

Obrigado pela sua participação.

Comentários

valéria

9 de dez. de 2013

Qual a importância do papel do gestor/gerente com sua equipe diante do processo de gestão do desempenho e O QUE a organização pode fazer para auxiliar o gestor a desenvolver um perfil de gestão próximo do ideal exigido atualmente na gestão do desempenho.?

Resposta do Portal Cursos CPT

10 de dez. de 2013

Olá, Valéria!

Agradecemos sua visita e comentário em nosso site.

Para mais informações nossas consultoras entrarão em contato.

Atenciosamente,

Ana Carolina dos Santos

Últimos Artigos

Artigos Mais Lidos

Quer mudar de vida e ter sucesso profissional? Vamos te ajudar!

Precisa de ajuda?