WhatsApp SAC (31) 98799-0134 WhatsApp Vendas (31) 99294-0024 Ligamos para Você Central de Vendas (31) 3899-7000
Como podemos te ajudar?
0

Seu carrinho está vazio

Clique aqui para ver mais cursos.

Folha artificial faz combustível a partir da luz solar

Cientistas norte-americanos recriam fotossíntese para fazer energia

 

 O silício foi o principal material usado para criar a folha artificial.

Pesquisadores do Massachusetts Institute of  Tecnology (MIT) desenvolveram uma “folha artificial” capaz de transformar a luz solar em um combustível químico. Ele fica armazenado e pode ser usado depois. O estudo foi publicado na Revista Science.

A folhas ficam suspensas em um contêiner com água. A célula é feita de silício e cataliza bolhas de oxigênio e hidrogênio que podem ser coletadas. Esses gases são usados para alimentar uma célula combustível que os recombina dentro da água, gerando uma corrente elétrica, conforme explicou o coordenador da pesquisa, Daniel Nocera.

Ainda, segundo o pesquisador, a folha é feita de materiais baratos e relativamente abundantes, o que viabiliza a produção em grande escala. “Acredito que a ideia possa se tornar realidade”, acrescentou. O dispositivo é portátil, leve e não exige muito de outros equipamentos. No entanto, ainda deve demorar para ficar pronto para comercialização, pois ainda está na fase de testes.

A folha artificial se baseia na ideia da fotossíntese, na qual as plantas transformam carbono, hidrogênio e oxigênio em energia a partir de água e luz solar. Daí a comparação do experimento à uma folha. Na natureza esse processo acontece constantemente, e a energia produzida por ela fica armazenada e o procedimento não traz nenhum dano colateral a ela. Por isso a folha feita por mãos humanas pode ser viável.

Nelson Fernandes Maciel, professor do curso Energia Solar para o Meio Rural, desenvolvido pelo CPT – Centro de Produções Técnicas, acredita que o número desse tipo de estudo têm aumentado pela real necessidade de se encontrar energia limpa e renovável.

Por: Maria Clara Corsino.

Deixe seu comentário

Avise-me, por e-mail, a respeito de novos comentários sobre esta matéria.

O CPT garante a você 100% de segurança e
confidencialidade em seus dados pessoais e e-mail.
Seu comentário foi enviado com sucesso!

Informamos que a resposta será publicada o mais breve possível, assim que passar pela moderação.

Obrigado pela sua participação.

Últimos Artigos

Artigos Mais Lidos

Quer mudar de vida e ter sucesso profissional? Vamos te ajudar!

Precisa de ajuda?