O Ceará foi o primeiro estado brasileiro a ter uma usina de energia solar no país e agora se prepara para receber uma fábrica de painéis fotovoltaicos. O estado é um dos que mais produzem energia limpa, já que também possui uma quantidade considerável de turbinas eólicas.
Por enquanto, a empresa irá funcionar em um galpão cedido pela Agência de Desenvolvimento do Estado do Ceará (Adece), mas deve migrar para uma sede própria em 2013. Para o presidente da Adece, Roberto Smith, a fábrica atenderá os consumidores domésticos e outras empresas que desejam revender o produto e a energia solar.
A agência será responsável pela regulação da microgeração de energia solar, o que possibilitará os pequenos produtores venderem o excesso para as distribuidoras, além de produzirem a própria energia. A fábrica também deve atender a grandes empresas que produzem energia solar no estado e no país.
Com a instalação da fábrica, espera-se reduzir os custos de produção de energia solar. A Adece já foi procurada por uma empresa italiana que deseja construir outra fábrica de painéis fotovoltaicos no estado. Segundo Smith, a tecnologia desenvolvida pelos italianos é ainda mais barata e eficiente, o que pode contribuir bastante para a redução no custo da energia solar. Ele destacou que os avanços tecnológicos estão contribuindo para tornar a produção solar bem mais competitiva.
Por: Maria Clara Corsino.
Este conteúdo pode ser publicado livremente, no todo ou em parte, em qualquer mídia, eletrônica ou impressa, desde que contenha um link remetendo para o site www.cpt.com.br.
Deixe seu comentário
Informamos que a resposta será publicada o mais breve possível, assim que passar pela moderação.
Obrigado pela sua participação.