
Segundo o estudo canadense, a energia solar seria até sete vezes mais barata do que calculam especialistas. Foto: Deviantart.
O crescimento da preocupação com o ambiente e com fontes de energia renováveis tem suscitado grandes investimentos por parte de governos e empresas privadas. No entanto, por mais que seja necessário desenvolver fontes energéticas alternativas, elas ainda se mostram bem ineficientes do ponto de vista econômico. Muitas pesquisas procuram baratear o custo de opções como a energia solar e a eólica.
Na contramão do que é afirmado pela indústria energética, uma pesquisa da Queen's University, no Canadá, defende que a energia solar é viável economicamente. De acordo com o estudo, é possível produzir energia solar em grande quantidade para suprir a demanda atual.
O pesquisador Joshua Pearce, um dos responsáveis pelo estudo, afirmou que muitos analistas creditam um alto custo à energia solar por não considerarem os avanços recentes na tecnologia e na redução de preços. De acordo com ele, existem formas de gerar energia solar com o mesmo custo das fontes tradicionais.
Segundo Pearce, os analistas contrários à energia solar não consideram uma redução de 70% no preço dos painéis solares ocorrida nos últimos dois anos. Ele também destacou que a produtividade dos painéis cai entre 0,1% e 0,2% a cada ano de uso, contrariando alguns especialistas que afirmam que a queda seja de 1%.
A instalação dos painéis é o fator que mais contribui para o encarecimento da energia solar. O custo dos equipamentos é definido conforme a eletricidade produzida, numa escala de dólar por watt. Um estudo realizado em 2010 estimou um custo de sete dólares por watt, mas Pearce acredita que o valor real seja de menos de um dólar por watt.
Por: Maria Clara Corsino.
Este conteúdo pode ser publicado livremente, no todo ou em parte, em qualquer mídia, eletrônica ou impressa, desde que contenha um link remetendo para o site www.cpt.com.br.
Deixe seu comentário
Informamos que a resposta será publicada o mais breve possível, assim que passar pela moderação.
Obrigado pela sua participação.