O programa Ciência sem Fronteiras oferece bolsas de estudos em cursos de ensino superior. Os interessados podem se candidatar a vagas na Austrália, Alemanha, Canadá, Coreia do Sul, Espanha, Estados Unidos, Grã-Bretanha, França, Holanda, Hungria, Itália, Japão, Noruega, Portugal e Suécia. As bolsas são do tipo “sanduíche”, na qual os estudantes fazem uma parte da graduação no Brasil e outra no exterior.
Além de ser brasileiro, o candidato precisa estar matriculado em um dos cursos de graduação das áreas prioritárias do programa e ter cumprido de 20% a 90% da grade curricular do curso. Também é preciso se comprometer a permanecer no Brasil por um período do dobro do tempo da graduação no exterior, depois de formado.
A chamada atual do CsF dá exclusividade para cursos da área tecnológica, excluindo mais de 20 cursos em relação à anterior, a maioria na área de humanas. Estudantes de cursos de artes, jornalismo, publicidade e cinema, além de outros na área da saúde, como fisioterapia e enfermagem, não podem se candidatar. O fato gerou revolta entre os estudantes e alguns processos na justiça.
Enquanto os estudantes alegam que o edital é único para todas as chamadas, o Ministério da Educação (MEC) afirmou que a medida é irreversível. Segundo o ministério, cada chamada consta de um edital. Mas a justiça dos estados onde houve pedido de ações judiciais ainda aguarda esclarecimentos do órgão sobre a decisão.
A inscrição para o Ciências sem Fronteiras pode ser feita até o dia 14 de janeiro, no site do programa.
Este conteúdo pode ser publicado livremente, no todo ou em parte, em qualquer mídia, eletrônica ou impressa, desde que contenha um link remetendo para o site www.cpt.com.br.
Deixe seu comentário
Informamos que a resposta será publicada o mais breve possível, assim que passar pela moderação.
Obrigado pela sua participação.
Comentários

Luis Henrique da Silva Pereira
6 de set. de 2020Meu sonho e estudar fora pra ter um futuro melhor pra mim e pra minha familia

Resposta do Portal Cursos CPT
17 de set. de 2020Olá, Luis Henrique
Como vai?
Agradecemos sua visita ao nosso site!
Como é bom ver pessoas que se interessam em aprimorar seus conhecimentos!
Desejamos a você sucessos e muitas realizações.
Atenciosamente,
Erika