
Muitas pessoas sofrem com a caspa. Além de feia e incômoda, ela também pode ser bastante constrangedora. Ainda assim, nem todo mundo sabe o que ela é e que pode ser tratada. Infelizmente não existe uma cura definitiva, mas é possível tratá-la de modo que ela nem apareça.
A caspa é uma descamação excessiva do couro cabeludo, que perde as células mortas por causa de uma disfunção das glândulas sebáceas. Esse processo acontece, normalmente, com qualquer pessoa, já que a pele se renova o tempo todo, trocando as células mortas. No entanto, em uma pessoa com caspa, ele é bem mais rápido do que o normal. "Não se trata de uma doença, é apenas um estado anormal do couro cabeludo, geralmente de origem genética e agravado por diversos fatores, como fungos, bactérias e alguns produtos capilares",afirma Mitsue Mary Ávila Watanabe, professora do Curso a Distância CPT Corte de Cabelo Masculino, em Livro+DVD e Curso Online. Dá para disfarçar a aparência e controlar as causas com o uso de produtos específicos, uma boa alimentação, ingestão de muito líquido e controle do estresse.
Ao contrário do que muita gente pensa, a caspa não é transmitida de uma pessoa para outra. Ela só se manifesta quando a pessoa já tem uma tendência e faz uma alimentação inadequada, está sob estresse físico e psíquico, passa por tratamentos capilares, como escovas progressivas e alisamentos, entre outros fatores. Isso depende bastante de cada pessoa.
Além de usar bons produtos de limpeza, é importante usar um produto específico para controle da caspa. Além disso, é muito importante adotar hábitos saudáveis. Também é bom evitar lavar os cabelos com água muito quente, pois a alta temperatura aumenta a oleosidade da raiz, o que favorece a descamação do couro cabeludo. Outros cuidados são evitar a ingestão excessiva de álcool, alimentos gordurosos e cigarro.
Saiba um pouco mais sobre esse assunto. Leia o artigo CPT Você sabe como surgem a caspa seca e a caspa seborreica?
Conheça os Cursos a Distância CPT, em Livros+DVDs e Cursos Online, da área Salão de Beleza.
Por: Maria Clara Corsino.
Este conteúdo pode ser publicado livremente, no todo ou em parte, em qualquer mídia, eletrônica ou impressa, desde que contenha um link remetendo para o site www.cpt.com.br.
Cursos Relacionados
Deixe seu comentário
Informamos que a resposta será publicada o mais breve possível, assim que passar pela moderação.
Obrigado pela sua participação.