A maior preocupação ao se investir em energia solar em larga escala é o preço. Mas, a empresa norte-americana Solar3D promete revolucionar o mercado. Segundo a empresa, um novo modelo de placas fotovoltaicas feito de silício em 3D é 200% mais eficiente do que os modelos convencionais, o que reduziria bastante os custos de produção.
De acordo com a fabricante, as placas em 3D maximizam a conversão da luz solar em energia elétrica. Os fótons são rapidamente transformados em elétrons e a angulação do equipamento foi planejada para que as células captem mais luz, sobretudo nas horas cuja incidência de sol é menor, como nas primeiras horas da manhã e durante o inverno.
A empresa defende que, por ser um sistema muito eficiente, o investimento é compensado cerca de 40% mais rápido do que com os modelos tradicionais. O retorno seria ampliado porque as microestruturas em 3D captam a luz em ângulos não aproveitados pelas células comuns.
Além disso, as placas de silício, que já existem no mercado, ajudam a aumentar a eficiência das células em 3D. Em tese, essa eficiência seria de 29%. No entanto, no mercado, são oferecidas células de silício com valores entre 15% a 19%. A Solar3D garante que conseguiu fabricar células de silício 25,47% eficientes. A empresa ainda realiza testes para a fabricação das placas 3D em escala comercial.
Por: Maria Clara Corsino.
Fonte: Ciclo Vivo.
Este conteúdo pode ser publicado livremente, no todo ou em parte, em qualquer mídia, eletrônica ou impressa, desde que contenha um link remetendo para o site www.cpt.com.br.
Deixe seu comentário
Informamos que a resposta será publicada o mais breve possível, assim que passar pela moderação.
Obrigado pela sua participação.
Comentários

MARIO SERGIO RIBEIRO
16 de fev. de 2015Tenho interesse nesse produto

Resposta do Portal Cursos CPT
18 de fev. de 2015Olá, Mário!
Agradecemos sua visita e comentário em nosso site. Para mais informações nossas consultoras entrarão em contato.
Atenciosamente,
Ana Carolina dos Santos