
O Brasil pretende aumentar a capacidade de produção de enrgia eólica. para 5 mil megawatts Foto: Deviantart.
Atualmente a energia eólica é uma das fontes que mais crescem no Brasil e o governo ainda pretende investir muito mais no setor. Foi o que declarou o presidente da Eletrobras, José da Costa Carvalho Neto. A empresa estatal é a responsável por controlar a geração de energia no país.
Segundo o presidente da Eletrobras, a empresa estuda diversos projetos para a geração de energia eólica que podem ser implantados nos próximos cinco anos. Juntos, eles podem gerar mais de 5 mil megawatts. O anúncio foi feito em um evento da Confederação Nacional das Indústrias (CNI), durante a Rio+20.
A geração de energia eólica hoje no Brasil é de 300 a 400 megawatts. De acordo com Carvalho Neto, para produzir cada megawatt de energia eólica, é necessário um investimento de R$ 3.500. Assim, a implementação de 5 mil megawatts deve gerar cerca de R$ 17,5 milhões até 2017.
Mesmo com o grande aumento na geração de energia eólica, Carvalho Neto afirmou que as hidrelétricas continuam sendo a prioridade da Eletrobras. Isso porque, segundo ele, ainda é muito difícil armazenar grandes quantidades de energia a partir dos ventos, ao contrário das fontes hídricas.
Por: Maria Clara Corsino.
Este conteúdo pode ser publicado livremente, no todo ou em parte, em qualquer mídia, eletrônica ou impressa, desde que contenha um link remetendo para o site www.cpt.com.br.
Deixe seu comentário
Informamos que a resposta será publicada o mais breve possível, assim que passar pela moderação.
Obrigado pela sua participação.