Muitas pessoas, quando desejam montar seu próprio negócio, pensam primeiramente na franquia, por ser um empreendimento de baixo risco. Será? Essa é a primeira interrogação. É possível afirmar que uma empresa franqueada oferece maior segurança e garantia ao lojista, mas o sucesso da firma só será alcançado com muita dedicação, esforço e entusiasmo.
A concessão de uma franquia engloba a transferência de know-how e a prestação de serviços, mas o sucesso do negócio franqueado vai depender também da operação adequada da loja. Logo, o risco pode ser menor, mas não significa que ele não exista.
A segunda mitologia é dizer que gerenciar uma franquia dá pouco trabalho. Principalmente no início, será preciso trabalhar muito, e muitas vezes colocar, literalmente, as mãos na massa. O franqueado exerce papéis importantes que tomam muito tempo e exigem bastante dedicação. As regras da franqueadora foram criadas para garantir a eficiência do negócio, por isso é importante que o proprietário seja obediente às normas sem discuti-las.
De acordo com o professor Carlos Ruben Pinto, no curso Como Tornar sua Empresa uma Franqueadora, elaborado pelo CPT – Centro de Produções Técnicas, “é importante deixar bem claro que um contrato de franquia simplesmente autoriza o uso da marca, de acordo com as regras estabelecidas. Por ser um bem maior do franqueador, cabe a ele supervisionar e assegurar a manutenção do padrão operacional”.
Outra afirmativa é o investimento em franquias ter retorno rápido e garantido. A primeira

É importante esclarecer que um contrato de franquia simplesmente autoriza o uso da marca, de acordo com as regras estabelecidas.
pergunta de um candidato a franqueado deve ser: qual o prazo de retorno do investimento? Vamos deixar claro aqui que o franqueador não garante rentabilidade, faturamento ou lucratividade para o franqueado, devendo tal expectativa ser muito bem analisada no Estudo de Viabilidade Econômico-Financeira.
É muito importante conversar com outros franqueados e até mesmo com ex-franqueados da mesma rede. É fundamental que a franquia disponibilize manuais, como também treinamentos que garantam a transmissão do conteúdo de forma prática e consultorias que deem o apoio necessário no dia-a-dia, solucionando dúvidas e corrigindo erros.
Por: Ariádine Morgan
Este conteúdo pode ser publicado livremente, no todo ou em parte, em qualquer mídia, eletrônica ou impressa, desde que contenha um link remetendo para o site www.cpt.com.br.
Deixe seu comentário
Informamos que a resposta será publicada o mais breve possível, assim que passar pela moderação.
Obrigado pela sua participação.