WhatsApp SAC (31) 98799-0134 WhatsApp Vendas (31) 99294-0024 Ligamos para Você Central de Vendas (31) 3899-7000
Como podemos te ajudar?
0

Seu carrinho está vazio

Clique aqui para ver mais cursos.

O que saber antes de abrir uma franquia

É preciso conversar bastante com o franqueador antes de fechar o negócio

 

 Ao abrir uma franquia, é preciso questionar sobre o envolvimento da franqueadora no processo de preparação e implantação da empresa. Foto: reprodução.

Uma franquia parece um negócio tão rentável e seguro que às vezes causa até desconfiança. De certa forma, é para desconfiar mesmo. As vantagens de ser um franqueado são principalmente o baixo investimento em alguns casos, aproveitar um modelo que deu certo e o retorno rápido do capital.

No entanto, ainda assim, uma franquia é um negócio de risco. Antes de se aventurar, é importante pesquisar bastante mas sobretudo conhecer a franqueadora. Algumas questões podem ajudar a ter certeza de que o investimento vale a pena. Assim, converse com o franqueador e outros franqueados e tire dúvidas sobre o negócio.

Conheça a empresa. Procure saber a quanto tempo ela existe e quantas franquias possui, quantas espera vender nos próximos meses, a projeção de lucros e investimentos para os próximos cinco anos e se alguma franquia já fechou e por que aconteceu. Isso é importante, pois, se a empresa possui mais franquias e a rede só continua crescendo, é sinal de que o modelo tem dado certo.

Entenda a relação de negócio entre a empresa e o franqueado. Saiba se ela sempre define os preços finais, como será a aquisição de máquinas e equipamentos, quantas horas por dia são necessárias para se dedicar ao negócio e qual será o custo total (custo dos direitos da franquia, da implantação e de manutenção) e quais são os valores das receitas líquidas mensal e anual.

Procure saber qual é o grau de envolvimento da empresa com as franquias. Veja o tipo de suporte oferecido, a quantidade de visitas e trabalhos de aperfeiçoamento e reciclagem, como é a participação da empresa na montagem do negócio (escolha do ponto, treinamento e contratação dos funcionários) e como será feito o treinamento.

Tenha conhecimento sobre o mercado no qual atuará. É importante saber se o negócio é o melhor para você e para o público. Saiba quem serão seus clientes, quem são os concorrentes e se será a única franquia do tipo no local. Do mesmo modo, procure saber se a empresa respeita as diferenças regionais encontradas por cada franquia e as ideias dos franqueados.

Por: Maria Clara Corsino.

Deixe seu comentário

Avise-me, por e-mail, a respeito de novos comentários sobre esta matéria.

O CPT garante a você 100% de segurança e
confidencialidade em seus dados pessoais e e-mail.
Seu comentário foi enviado com sucesso!

Informamos que a resposta será publicada o mais breve possível, assim que passar pela moderação.

Obrigado pela sua participação.

Últimos Artigos

Artigos Mais Lidos

Quer mudar de vida e ter sucesso profissional? Vamos te ajudar!

Precisa de ajuda?