WhatsApp SAC (31) 98799-0134 WhatsApp Vendas (31) 99294-0024 Ligamos para Você Central de Vendas (31) 3899-7000
Como podemos te ajudar?
0

Seu carrinho está vazio

Clique aqui para ver mais cursos.

Distúrbio do déficit de atenção pode durar até a idade adulta

Crianças hiperativas ou mesmo muito quietas podem sofrer de déficit de atenção

 

Essa síndrome se manifesta por três sintomas: desatenção, hiperatividade e impulsividade.

 

O TDA/H – Transtorno do Déficit de Atenção e Hiperatividade, é considerado um distúrbio infantil muito comum que, com frequência, prejudica o rendimento escolar. Diversos estudos realizados têm demonstrado que esse  transtorno ocorre com cerca de 5% das crianças.

Geralmente, essa dificuldade tem longa duração, se estendendo até a idade adulta. Se manifesta por três sintomas: desatenção, hiperatividade e impulsividade.  Segundo o professor Dr. Paulo Mattos, no curso A criança e o TDA/H, elaborado pelo CPT – Centro de Produções Técnicas, “o que caracteriza uma criança com essa síndrome é que ela, com frequência, apresenta essas características. É preciso ter cuidado para não taxar como hiperativa qualquer criança que se mostra inquieta, sem antes procurar saber o que está acontecendo com ela, o mais detalhadamente possível”.

Hoje, é comum falar em hiperatividade ou criança hiperativa, mas é preciso esclarecer que hiperatividade e inquietação, ou seja, o aumento da atividade motora, nem sempre está presente no TDA/H. Existem casos de crianças exclusivamente desatentas, que são muito inquietas, ou mesmo quietas demais, que sofrem de déficit de atenção. A hiperatividade, por outro lado, pode acontecer em distúrbios psíquicos, não sendo marca de TDA/H.

Nem todas as pessoas com o transtorno mostram todas as características citadas e a intensidade do sintomas em cada uma delas pode variar. A questão é o comprometimento do autocontrole. Isso implica na capacidade da criança se dedicar a algo que pode não ser o mais atraente no presente, mas que promete uma recompensa melhor no futuro.

Deixe seu comentário

Avise-me, por e-mail, a respeito de novos comentários sobre esta matéria.

O CPT garante a você 100% de segurança e
confidencialidade em seus dados pessoais e e-mail.
Seu comentário foi enviado com sucesso!

Informamos que a resposta será publicada o mais breve possível, assim que passar pela moderação.

Obrigado pela sua participação.

Últimos Artigos

Artigos Mais Lidos

Quer mudar de vida e ter sucesso profissional? Vamos te ajudar!

Precisa de ajuda?