WhatsApp SAC (31) 98799-0134 WhatsApp Vendas (31) 99294-0024 Ligamos para Você Central de Vendas (31) 3899-7000
0

Seu carrinho está vazio

Clique aqui para ver mais cursos.

Black Friday 30%OFF nos cursos online 15% OFF nos cursos em livro+DVD + 5% OFF extra no cartão de crédito
Cursos da Área Curso Como Administrar Pequenas Empresas Curso Administração Financeira na Pequena Empresa Curso de Negociação - Técnicas e Estratégias de Sucesso Curso Fidelização de Clientes Curso Marketing para Pequenas Empresas Curso Liderança Gerencial - Como Desenvolver Habilidades em Liderança Curso Treinamento de Gerente de Loja Curso Gestão de Pessoas na Pequena Empresa - Parte 1 Curso Planejamento Patrimonial Sucessório por Meio de Holding Curso Segurança Patrimonial para Empresas Curso Loja de Sucesso - Planejamento, Gestão e Marketing Curso Como Administrar Estoque e Almoxarifado Curso Gestão de Pessoas na Pequena Empresa - Parte 2 Curso Primeiros Socorros - nas Escolas, nas Empresas e em Residências Curso Merchandising Visual para o Seu Negócio Curso Como Tornar sua Empresa uma Franqueadora Curso Análise de Crédito e Cobrança na Pequena Empresa - Parte 1 Curso Dinâmicas para Motivação e Cooperação de Equipes nas Empresas - Jogos e Dinâmicas com 10 Práticas Curso Dinâmicas para Motivação e Cooperação de Equipes nas Empresas - Práticas de Jogos e Dinâmicas de Grupo Curso Como Administrar Pequenas Indústrias Curso Análise de Crédito e Cobrança na Pequena Empresa - Parte 2 Curso Estratégias para Desenvolvimento de Municípios Curso Como Implantar um Plano de Cargos e Salários Curso Estratégias para Desenvolvimento de Municípios II com base em Agropecuária e Confecções Áreas Afins 10Capacitação na Empresa Depoimentos dos Alunos Alunos de Sucesso Depoimentos Publicações TV Cursos CPT Artigos Notícias Dicas Cursos CPT Entretenimento Beirada de Fogão Melhores Filmes do Cinema Reflexões

Descubra se está preparado para uma franquia

Alguns pontos a se considerar antes de ser um franqueado

 

 Antes de pensar em como será o negócio, é bom analisar se ele vale a pena.

As franquias viraram febre, o negócio do momento. Existe uma para quase todos os tipos de produto, como óticas, lanchonetes, clínicas de estética, entre tantas outras. Para se tornar uma franquia, é importante ter um modelo inovador, um tipo de negócio que nunca foi feito, e principalmente que tenha dado certo.

No entanto, por já existirem tantos modelos, está ficando difícil criar um novo que dê certo. Só no ano passado foram criadas 185 redes, de acordo com dados da Associação Brasileira de Franchising (ABF).

Apesar de acenar com a proposta de abrir um negócio a partir de um exemplo de sucesso, o resultado de uma franquia nem sempre sai como esperado. O Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) dá dicas de como saber se você está preparado para abrir uma franquia e qual o melhor tipo.

Preparação: querer abrir uma franquia é o primeiro passo, mas é necessário mais do que isso. A primeira coisa a se pensar é se terá o capital para o investimento. Pesquise preços, tipos de franquia, se a escolhida tem a ver com suas expectativas e área de atuação, e não com um gosto pessoal. Além disso, é bom pensar no tempo disponível para cuidar do negócio e se vai ser preciso contratar um administrador.

Estudo de mercado: antes de abrir a franquia, analise a situação do mercado onde atuará. Para isso, faça uma pesquisa de mercado, converse bastante com as pessoas da cidade e outros empresários, inclusive com franqueados de outras marcas. Do mesmo modo, veja os resultados da franquia, de preferência em cidades com características semelhantes.

Concorrência x marca: não é porque em uma cidade não tem uma franquia da marca que você quer abrir que ela não enfrentará concorrência. Pode existir alguma empresa que ofereça o mesmo serviço por um preço menor e que já tenha conquistado o público local. A marca da franquia pode até pesar na escolha dos consumidores, mas isso é algo a ser muito bem estudado. É bom verificar se a franqueadora possui algum diferencial que valha a pena para os consumidores. Do contrário, é melhor que você pense em outro modelo de negócio.

Por: Maria Clara Corsino.

Deixe seu comentário

Avise-me, por e-mail, a respeito de novos comentários sobre esta matéria.

O CPT garante a você 100% de segurança e
confidencialidade em seus dados pessoais e e-mail.
Seu comentário foi enviado com sucesso!

Informamos que a resposta será publicada o mais breve possível, assim que passar pela moderação.

Obrigado pela sua participação.

Últimos Artigos

Artigos Mais Lidos

Fique por dentro das novidades!