Existem pessoas que amam o que fazem e se dedicam tanto ao trabalho que, além de contribuírem positivamente para o empreendimento, motivam a equipe de trabalho. A satisfação é um estímulo para ir além das metas planejadas. Esse ambiente traz também, como consequência, mais compras e mais lucros, pois é prazeroso para o cliente procurar produtos, ou seja, a solução dos seus problemas, em um lugar harmônico.
Mas além dessas questões, existem outros fatores que interferem no bom êxito da empresa. Destacamos alguns, vamos conhecê-los?
Pense nas suas habilidades
Acertar o alvo pode ser mais fácil se definido nessa estratégia. Gostar de alguma área para investir é importante, mas é preciso ter afinidade com o trabalho para empreender. Por exemplo, se você trabalha como padeiro, é ideal que invista em uma padaria, ou pelo menos no setor alimentício, uma vez que poderá aproveitar a bagagem adquirida ao longo do tempo para montar o negócio.
Para melhorar sua qualificação para enfrentar o mercado, não se esqueça de fazer cursos, participar de eventos e realizar pesquisas com os consumidores e concorrentes.
Aposte em ideias viáveis
Para que uma empresa não feche as portas é preciso mais que boas ideias. Para não se iludir com o empreendimento é importante estudar o mercado em que vai atuar e checar a proposta inicial. Ultimamente, muitos empresários têm apostado nas franquias, uma vez que a base desse negócio é bem consolidada.
De acordo com o professor Carlos Ruben Pinto, no curso Como Tornar sua Empresa uma Franqueadora, elaborado pelo CPT – Centro de Produções Técnicas, “pesquisas mostram que em cada 100 franquias que abrem, apenas 3 fecham. Esses índices têm aumentado o número de interessados por esse tipo de negócio”.
Observe sua concorrência
Essa é uma grande sacada para não encontrar surpresas no meio do caminho. Esteja sempre por dentro dos problemas enfrentados e das soluções que estão sendo adotadas. Conversar com os funcionários e trocar ideias com os proprietários são estratégias que garantem que o negócio seja entendido na prática, apresentando de forma atualizada sua estrutura.
Para o professor Dr. José Antônio Viana, no curso Como Montar um Pet Shop, elaborado pelo CPT – Centro de Produções Técnicas, “os concorrentes são os balizadores do mercado. Devemos encarar a concorrência sempre como um parâmetro para o empreendimento, tanto no preço, quanto na qualidade do serviço oferecido, na estratégia de venda ou nos resultados obtidos. O concorrente não deve ser tratado como o bicho papão da empresa. Onde existe a disputa, o mercado tende a ser mais promissor”.
Qual é o diferencial do seu negócio?
Cada detalhe, por mais que seja simples para o empreendedor, pode ser muito vantajoso para o cliente.
Fuja do trivial. Para ganhar uma fatia do mercado escolhido, pense no que você pode oferecer que é diferente dos demais. Cada detalhe, por mais que seja simples para o empreendedor, pode ser muito vantajoso para o cliente.
Por exemplo, em uma agência de turismo, manter um cadastro completo do cliente permite saber sobre suas preferências e oferecer opções extras. Outro toque especial é avisar sobre o vencimento de vistos, para que o turista possa se organizar.
Faça o cliente se tornar fã do seu negócio
Para isso é essencial conhecê-lo bem. O que é mais importante para ele? Se for o preço, promova muitas promoções e verifique qual o valor que sua concorrência tem comercializado os produtos. Mas se ele prefere a qualidade, cuidado com seus fornecedores. Escolha-os “a dedo”.
É claro que todos gostamos de ser bem atendidos, mas existem pessoas que valorizam ainda mais essa questão. Tenha funcionários capacitados, treine-os para que conheçam os produtos oferecidos e possam tirar as dúvidas dos clientes. Não existe nada pior que uma loja que vende televisores com colaboradores que não sabem a diferença entre uma TV de LED, de plasma e LCD, por exemplo. Um cafezinho, água e um lugar para sentar também caem muito bem.
Por: Ariádine Morgan
Este conteúdo pode ser publicado livremente, no todo ou em parte, em qualquer mídia, eletrônica ou impressa, desde que contenha um link remetendo para o site www.cpt.com.br.
Deixe seu comentário
Informamos que a resposta será publicada o mais breve possível, assim que passar pela moderação.
Obrigado pela sua participação.