
Quando a parede cilíndrica alcançar 20 cm acima do nível do solo, a câmara de biodigestão estará praticamente concluída.
O primeiro passo para se construir um biodigestor é decidir a sua dimensão e o modelo. O próximo é definir o local onde ele será construído. Deve-se dar preferência a locais que possuam desnível suficiente para promover a retirada do material fermentado de descarga por gravidade. Quando isso não for possível, o processo deve ser feito manualmente ou com auxílio de uma bomba.
O fosso precisa ter sua dimensão estabelecida em função das medidas da câmara de biodigestão. Sendo assim, é necessário abrir uma profundidade de 15 a 25 cm maior que a altura da câmara e os lados de um a 1,2m maior que o diâmetro interno. Feito essa abertura, o fundo do fosso é nivelado, colocando-se terra e fazendo-se uma compactação com um soquete de madeira. A espessura da camada de terra é ajustada até chegar aos cinco centímetros.
Para fazer a base, o professor Dr. Jorge de Lucas Júnior, no curso Construção e Operação de Biodigestores, desenvolvido pelo CPT – Centro de Produções Técnicas, diz que é necessário que o seu diâmetro seja 80 cm maior que o diâmetro interno da câmara de biodigestão. Esse cuidado é para que, depois de construída a parede circular, ainda exista uma borda do lado externo em torno de 20 cm.
Com auxílio de um gabarito fica fácil marcar a base. Uma vez obtida a marcação, do lado de fora e bem rente a ela, cravam-se alguns piquetes de altura igual a que a base de concreto terá. Por esse motivo, o nivelamento é criterioso. Feito essas etapas, pode-se passar para a marcação do pilar central e a construção da parede.
“Quando essa parede cilíndrica, com diâmetro maior, alcançar 20 cm acima do nível do solo, a câmara de biodigestão estará praticamente concluída, precisando apenas fazer os acabamentos internos e o nivelamento da parte superior e também nos 20 cm externos, acima do nível do solo”, destaca o professor.
Por: Ariádine Morgan
Este conteúdo pode ser publicado livremente, no todo ou em parte, em qualquer mídia, eletrônica ou impressa, desde que contenha um link remetendo para o site www.cpt.com.br.
Deixe seu comentário
Informamos que a resposta será publicada o mais breve possível, assim que passar pela moderação.
Obrigado pela sua participação.
Comentários

Lourisvaldo Almeida da Costa
6 de mai. de 2020Boa noite! É que eu quero construir um biodigestor médio. Vocês fornecem o manual de construção.

Resposta do Portal Cursos CPT
8 de mai. de 2020Olá,Lourisvaldo
Tudo bem?
O CPT disponibiliza o curso:Construção e Operação de Biodigestores. Com este curso, você aprenderá tudo o que é necessário para construir e operar biodigestores.
Link: https://www.cpt.com.br/cursos-energiaalternativa/construcao-e-operacao-de-biodigestores
Uma de nossas consultoras entrará em contato com você para lhe passar maiores detalhes sobre os assuntos abordados no curso.
Atenciosamente,
Erika Lopes

maria de fatima lisboa
7 de fev. de 2014Gostei porém gostaria de fabricar um biodigestor em meu sitio para aproveitar o gás metano para geração de energia através da biomassa animal. Como fazer o curso e quanto e o curso moro em Viçosa - mg.

Resposta do Portal Cursos CPT
10 de fev. de 2014Olá, Maria de Fátima!
Agradecemos sua visita e comentário em nosso site.
Nossas consultoras entrarão em contato com mais informações sobre o Curso CPT Construção e Operação de Biodigestores.
Atenciosamente,
Ana Carolina dos Santos