WhatsApp SAC (31) 98799-0134 WhatsApp Vendas (31) 99294-0024 Ligamos para Você Central de Vendas (31) 3899-7000
Como podemos te ajudar?
0

Seu carrinho está vazio

Clique aqui para ver mais cursos.

Construção de biodigestor

Saiba as principais etapas para fazer a base desse sistema

Quando a parede cilíndrica alcançar 20 cm acima do nível do solo, a câmara de biodigestão estará praticamente concluída.

O primeiro passo para se construir um biodigestor é decidir a sua dimensão e o modelo. O próximo  é definir o local onde ele será construído. Deve-se dar preferência a locais que possuam  desnível suficiente para promover a retirada do material fermentado de descarga por gravidade. Quando isso não for possível, o processo deve ser feito manualmente ou com auxílio de uma bomba.

O fosso precisa ter sua dimensão estabelecida em função das medidas da câmara de biodigestão.  Sendo assim, é necessário abrir uma profundidade de 15 a 25 cm maior que a altura da câmara e os lados de um a 1,2m maior que o diâmetro interno. Feito essa abertura, o fundo do fosso é nivelado, colocando-se terra e fazendo-se uma compactação com um soquete de madeira. A espessura da camada de terra é ajustada até chegar aos cinco centímetros.

Para fazer a base, o professor Dr. Jorge de Lucas Júnior, no curso Construção e Operação de Biodigestores, desenvolvido pelo CPT – Centro de Produções Técnicas,  diz que é necessário que o seu diâmetro seja 80 cm maior que o diâmetro interno da câmara de biodigestão. Esse cuidado é para que, depois de construída a parede circular, ainda exista uma borda do lado externo em torno de 20 cm.

Com auxílio de um gabarito fica fácil marcar a base. Uma vez obtida a marcação, do lado de fora e bem rente a ela, cravam-se alguns piquetes de altura igual a que a base de concreto terá. Por esse motivo, o nivelamento é criterioso. Feito essas etapas, pode-se passar para a marcação do pilar central e a construção da parede.

“Quando essa parede cilíndrica, com diâmetro maior, alcançar 20 cm acima do nível do solo, a câmara de biodigestão estará praticamente concluída, precisando apenas fazer os acabamentos internos  e o nivelamento da parte superior e também nos 20 cm externos, acima do nível do solo”, destaca o professor.

Por: Ariádine Morgan

 

Deixe seu comentário

Avise-me, por e-mail, a respeito de novos comentários sobre esta matéria.

O CPT garante a você 100% de segurança e
confidencialidade em seus dados pessoais e e-mail.
Seu comentário foi enviado com sucesso!

Informamos que a resposta será publicada o mais breve possível, assim que passar pela moderação.

Obrigado pela sua participação.

Comentários

Lourisvaldo Almeida da Costa

6 de mai. de 2020

Boa noite! É que eu quero construir um biodigestor médio. Vocês fornecem o manual de construção.

Resposta do Portal Cursos CPT

8 de mai. de 2020

Olá,Lourisvaldo

Tudo bem?

O CPT disponibiliza o curso:Construção e Operação de Biodigestores. Com este curso, você aprenderá tudo o que é necessário para construir e operar biodigestores.

Link: https://www.cpt.com.br/cursos-energiaalternativa/construcao-e-operacao-de-biodigestores

Uma de nossas consultoras entrará em contato com você para lhe passar maiores detalhes sobre os assuntos abordados no curso.

Atenciosamente,

Erika Lopes

maria de fatima lisboa

7 de fev. de 2014

Gostei porém gostaria de fabricar um biodigestor em meu sitio para aproveitar o gás metano para geração de energia através da biomassa animal. Como fazer o curso e quanto e o curso moro em Viçosa - mg.

Resposta do Portal Cursos CPT

10 de fev. de 2014

Olá, Maria de Fátima!

Agradecemos sua visita e comentário em nosso site.

Nossas consultoras entrarão em contato com mais informações sobre o Curso CPT Construção e Operação de Biodigestores.

Atenciosamente,

Ana Carolina dos Santos

Últimos Artigos

Artigos Mais Lidos

Quer mudar de vida e ter sucesso profissional? Vamos te ajudar!

Precisa de ajuda?