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Como tornar o site de vendas mais atraente

Muitos clientes em potencial não compram no site por estes serem de difícil navegação

 

 Para conquistar um cliente, é importante deixar bem claras as intenções do site. Foto: reprodução.

Muitas pessoas visitam um site pela primeira vez por sistemas de busca na web ou por publicidade em outros sites. No entanto, algumas vezes, as páginas são tão difíceis de se navegar que o que poderia ser um cliente em potencial acaba deixando a home e uma possível venda é perdida.

Para facilitar o acesso dos clientes, dá para fazer divulgações por e-mail, mídias sociais, banners, entre outros, que direcionem o cliente para a página que mais tem a ver com o perfil dele. Mas, dentro da home, é preciso deixar o caminho para a compra bastante claro.

Para a colunista Ann Handley, do site da revista Entrepreneur, são necessárias três coisas básicas para o planejamento da página para a qual o cliente será encaminhado: ele precisa saber onde está, você precisa mostrar o produto oferecido de forma clara, e é importante simplificar o acesso a informações sobre o produto ou serviço.

Assim, não adianta enfeitar o site para chamar a atenção. O básico é sempre o melhor caminho. Ann Handley afirma que a mensagem precisa ser compatível com o produto. Ou seja, a página deve direcionar o cliente exatamente para o que foi divulgado. Não adianta tentar direcioná-lo para outras coisas que sejam importantes para você, porque ele vai descartar o que não for interessante.

Outra dica é não colocar muitas distrações ou links nas páginas. Muitos links podem distrair o cliente. Se ele ainda não estiver muito convencido sobre a compra, ele pode se perder em outras páginas.

É importante acompanhar todos os resultados, já que é sempre possível melhorar. Incentive indicadores de confiança ou provas sociais. Comentários, compartilhamentos e retuítes podem gerar mais confiança no site e no produto. Não deixe de avaliar constantemente as estratégias para manter as que estão dando certo e melhorar as que não estão.

Por: Maria Clara Corsino.

Fonte: Papo de Empreendedor.

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