A palavra detergente, procedente do latim detergere, significa limpar. Seu poder desengordurante se dá por sua estrutura molecular. Ele é composto por moléculas que possuem uma ponta que atrai a água e a outra que atrai o óleo.
A confecção do gênero sabão é bem antiga, sendo direcionada primeiro à higiene pessoal. Somente no segundo século d.C., o sabão é citado, por escritos árabes, como meio de limpeza doméstica. No Brasil, a difusão e produção desses produtos demoraram mais tempo, mas em 1860 já existiam fábricas em várias cidades.
Mas como é sua ação? Ao lavar as vasilhas, esfregando-as na bucha com sabão, quebra-se a sujeira em pedaços bem pequenos. Essas partes menores ficam dentro das bolinhas formadas pelo sabão. Assim, as cadeias de carbono do detergente e da gordura se misturam, promovendo a limpeza.
Isso explica também porque não é possível lavar óleo ou gordura somente com água. As moléculas da água não possuem a mesma estrutura molecular do detergente. Na água, elas estão ligadas umas às outras, assim como as moléculas de óleo ou de gordura. Você pode notar isso, quando mistura óleo na água. As moléculas de água continuam juntas e não se separam, por isso não se misturam com as do óleo ou gordura.
Para fazer o sabão, antigamente, o homem usava gorduras de animais. Ele cozinhava essa gordura com soda, e transformava a substância em moléculas com duas pontas diferentes. Com o avanço das produções químicas, hoje a receita é simples e de rápida preparação.
No curso Fabricação de Produtos de Limpeza, desenvolvido pelo CPT – Centro de Produções Técnicas, você aprende a fazer o detergente neutro e outros produtos para limpeza de roupas, casa e automóveis. Anote a formulação e assista ao vídeo abaixo para seu melhor aprendizado.
Formulação:
- 1L de lauril
- 1/2L de ácido sulfônico neutro
- 80 ml de amida 60
- 10L de água desmineralizada
- salmoura (quantidade suficiente para dar a consistência desejada)
- 200 ml de glicerina bidestilada
- solução de ácido cítrico (quantidade suficiente para baixar o pH)
- essência (aproximadamente 50 ml)
- corante à base de água
- fitas para indicar o valor do pH
Por: Ariádine Morgan
Leia mais:
3. Produtos de limpeza, setor com boas previsões de crescimento
Este conteúdo pode ser publicado livremente, no todo ou em parte, em qualquer mídia, eletrônica ou impressa, desde que contenha um link remetendo para o site www.cpt.com.br.
Deixe seu comentário
Informamos que a resposta será publicada o mais breve possível, assim que passar pela moderação.
Obrigado pela sua participação.
Comentários

daniel eli alves
19 de fev de 2019Gostaria de fabricar detergente. Achei a ideia muito boa

Resposta do Portal Cursos CPT
19 de fev de 2019Olá Daniel,
Agradecemos a visita e comentário em nosso site.
Nossas consultoras entrarão em contato para informações sobre os cursos.
Atenciosamente,
Mariana Caliman Falqueto