WhatsApp SAC (31) 98799-0134 WhatsApp Vendas (31) 99294-0024 Ligamos para Você Central de Vendas (31) 3899-7000
Como podemos te ajudar?
0

Seu carrinho está vazio

Clique aqui para ver mais cursos.

Como escolher uma creche para os filhos

Os pais precisam ficar atentos à higiene, à formação dos funcionários e ao projeto educacional da creche

 

As creches precisam ser ambientes saudáveis de aprendizado e diversão. Foto: Getty Images.

 As creches precisam ser ambientes saudáveis de aprendizado e diversão. Foto: Getty Images.

Muitos pais precisam trabalhar e não conseguem tempo para ficar com os filhos, nessa hora uma alternativa são as creches. É preciso conhecer bem de perto as condições da creche para fazer uma boa escolha. Todos os aspectos devem ser muito bem analisados antes de escolher um local para deixar a criança.

As prefeituras são as responsáveis por fiscalizar, regulamentar e aprovar o funcionamento das creches em cada município. Mas, a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional prevê que a educação infantil deve ser responsável pelo desenvolvimento integral da criança, nos aspectos físicos, psicológicos, intelectuais e sociais. Estas diretrizes valem para creches com crianças de até 3 anos e pré-escolas para crianças de 4 a 6 anos.

Sendo assim, é necessário ficar atento tanto aos regulamentos previstos pelas prefeituras, se as creches cumprem o regulamento, quanto ao projeto educacional delas. Este é um documento básico que rege como será o tratamento e a educação dada à criança no período em que ela permanecer na creche. Ou seja, se seu filho passará algum tempo fora de casa, é bom saber se a educação recebida será equivalente à oferecida pelos pais.

Também é importante o número de funcionários. Se a creche estiver muito cheia e com poucos funcionários, fica difícil cuidar de todas as crianças. O Conselho Nacional de Educação recomenda que as creches que atendem bebês de 0 a 2 anos tenham um responsável para no máximo oito crianças. Já as turmas com crianças de 3 anos, devem ter até 15 por adulto e as de 4 a 6 anos devem ter 20 crianças para cada um.

Os funcionários devem ser professores qualificados, formados em educação infantil e possuir carreira no magistério. Além disso, é importante verificar as condições das instalações da creche e das pré-escolas. Elas precisam ter um bom espaço, com áreas de estudo e de lazer, com higiene adequada. Por exemplo, é preciso que eles usem luvas para trocar fraldas, evitando a contaminação entre os bebês.

Mesmo depois de escolhida a creche, é necessário manter uma vigilância constante, pois alguns problemas podem surgir. Portanto, é essencial observar sempre as condições da criança ao chegar em casa. Quando for um pouco maior, ela própria poderá reportar algum problema.

Por: Maria Clara Corsino.

Deixe seu comentário

Avise-me, por e-mail, a respeito de novos comentários sobre esta matéria.

O CPT garante a você 100% de segurança e
confidencialidade em seus dados pessoais e e-mail.
Seu comentário foi enviado com sucesso!

Informamos que a resposta será publicada o mais breve possível, assim que passar pela moderação.

Obrigado pela sua participação.

Últimos Artigos

Artigos Mais Lidos

Quer mudar de vida e ter sucesso profissional? Vamos te ajudar!