WhatsApp SAC (31) 98799-0134 WhatsApp Vendas (31) 99294-0024 Ligamos para Você Central de Vendas (31) 3899-7000
0

Seu carrinho está vazio

Clique aqui para ver mais cursos.

Torne realidade o sonho de viver do que você ama! 20% OFF nos cursos online + 5% OFF pagando no cartão
Cursos da Área Curso Como Montar e Operar uma Sorveteria Curso Como Montar e Operar uma Empresa de Limpeza Curso Como Montar um Pet Shop - Com Banho, Tosa e Atendimento Curso Como Montar e Operar uma Cafeteria Curso Como Montar uma Pastelaria Curso Como Montar e Operar uma Empresa de Controle de Pragas Domésticas Curso Como Montar um Restaurante Self-Service Curso Como Montar e Administrar uma Pizzaria Como Montar e Administrar uma Creche Curso Butique de Carnes - Como Montar e Operar Curso Como Montar um Canil Curso Como Instalar e Administrar uma Escola Infantil Curso Silk Screen - Processo Artesanal Curso Como Montar uma Floricultura Curso Como Montar e Gerenciar uma Livraria Curso Como Montar e Operar uma Torrefadora de Café Curso Como Montar uma Oficina de Encadernação - Processo Artesanal Curso Como Montar e Gerenciar uma Academia de Ginástica Curso Como Montar uma Cozinha Comercial Curso Como Montar Uma Loja de Aquários Curso Como Montar e Operar uma Oficina de Papel Artesanal Curso Como Montar uma Escola de Informática Curso Como Montar uma Loja de Móveis Antigos Curso Agência de Ecoturismo - Estrutura, Operação e Elaboração de Roteiros Áreas Afins 19Agroindústria 5Alimentação 2Construções Rurais 2Desenvolvimento Humano 5Desenvolvimento Pessoal 1Horticultura 11Panificação e Confeitaria 19Pecuária de Corte 1Pecuária de Leite 6Plantas Medicinais e Aromáticas 3Vestibular e Concurso Depoimentos dos Alunos Alunos de Sucesso Depoimentos Publicações TV Cursos CPT Artigos Notícias Dicas Cursos CPT Entretenimento Beirada de Fogão Melhores Filmes do Cinema Reflexões

Plantio da orquídea pode ocorrer de três formas

É recomendável que a planta fique em um local sombreado e arejado, o que permite diminuir as regas

A orquídea pode ser plantada em vaso, árvore viva ou casaca de árvore.

A flor que será plantada deve estar com as raízes aparadas, principalmente as da parte traseira. É importante que os vasos sejam proporcionais ao seu tamanho. Uma maneira de definir o melhor vaso é colocando a parte de trás da planta encostada na borda interna. Deve sobrar dois dedos da outra borda.

O professor Waldyr Endsfeldz, no curso Cultivo de Orquídeas, desenvolvido pelo CPT – Centro de Produções Técnicas,  ensina que “o toco do rizoma deve encostar-se à borda e a guia deve ficar voltada para frente, ou seja, o pseudobulbo mais antigo deve estar encostado na parede, já o mais novo, voltado para o centro do vaso”.

O fundo do vaso deve ter 1/3 de seu comprimento preenchido com cacos cerâmicos ou telhas. Isso permite uma boa drenagem, pois as orquídeas não gostam de excesso de água. Se for necessário, coloque um tutor de madeira ou bambu para manter a planta ereta.

É recomendável que a planta fique em um local sombreado e arejado, o que permite diminuir as regas. Outra informação importante que o professor Endsfeldz apresenta é que não é necessário regar a planta nos próximos dois dias, pois é preciso aguardar a cicatrização das raízes. Mas é preciso borrifar suas folhas pelo menos duas vezes ao dia com água fresca.

Orquídeas também podem ser plantadas em árvores vivas, nesse caso, as mais indicadas são as árvores que perdem as folhas durante o inverno, favorecendo a luminosidade da planta quando o sol é mais brando. No verão, as árvores ficam enfolhadas e protegem as flores da queimadura. Esse tipo de plantio não requer transplante nem rega, e deve ser feito nos meses chuvosos, na época em que a planta está sem flor.

Outra opção é fazer o plantio em cascas de árvores. Em pouco tempo a planta enraíza e serve como um bela peça de decoração de jardins ou varandas. Acompanhe o passo a passo desse método no vídeo abaixo.

Por: Clara Peron.

Curso CPT - Cultivo de Orquídeas

Deixe seu comentário

Avise-me, por e-mail, a respeito de novos comentários sobre esta matéria.

O CPT garante a você 100% de segurança e
confidencialidade em seus dados pessoais e e-mail.
Seu comentário foi enviado com sucesso!

Informamos que a resposta será publicada o mais breve possível, assim que passar pela moderação.

Obrigado pela sua participação.

Comentários

Isabel

5 de ago de 2014

Eu queria saber se eu posso plantar orquídeas em um pedaço de toco e plantar ele no chão.

Resposta do Portal Cursos CPT

8 de ago de 2014

Olá, Isabel!

Agradecemos sua visita e comentário em nosso site.

A orquídea não deve ser plantada no chão e sim em casca de árvores, árvores vivas ou substratos.

Para plantar a orquídea em cascas de árvores, com uma pequena broca, faz-se dois furos na casca. Pega-se a planta que se deseja instalar e faz-se um boa limpeza em suas raízes e folhas. Depois disso, coloca-se um pouco de esfgnum molhado sob as raízes e faz-se a amarração da planta com barbante ou um arame, utilizando-se os furos feitos na casca. Em pouco tempo, a planta estará enraizada e vai servir como uma bela peça de decoração de jardins ou de varandas de casas. Pode-se, também, instalar as plantas em placas de coxim.

Para mais informações conheça o Curso CPT Cutlivo de Orquídeas Para Fins Comerciais ou Hobby.

Atenciosamente,

Ana Carolina dos Santos

Marta Oliveira de Abreu

4 de set de 2013

Estou começando a cultivar orquídeas...quero planta-las nos troncos dos coqueiros e cítricas de meu jardim. Acho que comprei as plantas erradas... Aguardo orientação. Grata Marta

Resposta do Portal Cursos CPT

9 de set de 2013

Olá, Marta!

Agradecemos sua visita e comentário em nosso site.

As árvores ideais para este tipo de cultivo são aquelas que perdem as folhas durante o inverno, favorecendo a luminosidade da planta, justamente quando o sol é mais brando. Com o verão, as árvores ficam enfolhadas e protegem as orquídeas de queimaduras.

Instalar uma orquídea numa árvore é simples. Este tipo de culivo não reguer transplante nem rega. O plantio de orquídea na árvore deve ser feito nos meses chuvosos e na época que ela está sem flor.

Atenciosamente,

Ana Carolina dos Santos

Edna de Carvalho Moreira

25 de ago de 2013

Adorei esta matéria sobre o plantio dessa forma, ficou muito fácil de se entender.

Resposta do Portal Cursos CPT

26 de ago de 2013

Olá, Edna!

Agradecemos sua visita e comentário em nosso site.

Atenciosamente,

Ana Carolina dos Santos

maria aparecida

4 de jul de 2013

achei muito importante poder aprender c/ vcs como se faz o plantio de orquídeas, pois pretendo fazer um orquidário pequeno. Agora já tenho boas dicas de como começar .obrigada . abraços.

Resposta do Portal Cursos CPT

4 de jul de 2013

Olá, Maria Aparecida!

Agradecemos sua visita e comentário em nosso site.

Atenciosamente,

Ana Carolina dos Santos

Últimos Artigos

Artigos Mais Lidos

Fique por dentro das novidades!