Produto é qualquer coisa que possa ser oferecida ao mercado para satisfazer uma necessidade ou um desejo. Inclui não apenas os bens físicos ou tangíveis, mas também os intangíveis, como os serviços de limpeza ou consultorias. Estes não são vistos, mas seus resultados são sentidos.
O marketing é composto por vários elementos. Para uma empresa funcionar bem, deve desenvolver o produto certo, que é aquele que o consumidor precisa; fixar o preço justo, que dá lucro e deixa o cliente satisfeito; ter ponto onde seja possível comprar com facilidade; e desenvolver estratégias de promoção, incentivando a compra.
Todo produto tem um ciclo de vida. Depois desse tempo, fica ultrapassado e desaparece. Alguns não morrem, mas precisam ser rejuvenescidos. Katsuê Watanabe, pós-graduada em marketing e consultora de várias empresas em todo o Brasil, afirma que “o produto deve ser melhorado constantemente. Se a essência é tradicional e muito boa, trocar periodicamente a embalagem por uma mais moderna e com novo design é uma boa tática”.
Para adquirir vantagem competitiva, é preciso destacar não só as diferenças, mas também os atributos que os clientes mais valorizam na comparação com os concorrentes. Muitas vezes, pequenos detalhes são o diferencial. “As pessoas não compram produtos, compram soluções”, conclui Watanabe no curso Marketing para Pequenas Empresas, desenvolvido pelo CPT – Centro de Produções Técnicas.
Para ter sucesso, é preciso ter muita qualidade, ser competitivo em relação aos concorrentes e atingir o foco de mercado desejado. A comercialização só vai existir se o consumidor perceber a necessidade de adquirir algum bem ou serviço.
Por: Clara Peron.
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