WhatsApp SAC (31) 98799-0134 WhatsApp Vendas (31) 99294-0024 Ligamos para Você Central de Vendas (31) 3899-7000
Como podemos te ajudar?
0

Seu carrinho está vazio

Clique aqui para ver mais cursos.

Biodigestor transforma rejeitos em fonte de renda

Se aproveitados, os rejeitos podem deixar de poluir o ambiente e aumentar a renda de produtores rurais e indústrias

Biodigestor transforma rejeitos em fonte de renda

O que fazer com os rejeitos da produção, como sobras de cultivo, o vinhoto das usinas de cana, as excretas animais e até restos de alimentos, é uma dificuldade para qualquer produtor rural ou empresário. Eles são difíceis de serem armazenados, poluem o ambiente e podem transmitir doenças ao homem e aos animais. Neste caso, os biodigestores podem transformar este problema em uma solução.

Os biodigestores transformam a matéria orgânica em adubo e combustível. O adubo pode ser comercializado ou reaproveitado diretamente em plantações. Já o combustível pode movimentar moinhos, gerar energia elétrica e aquecer criadouros e casas.

A ecóloga e pesquisadora da Embrapa, Magda Lima, explica que o solo não consegue absorver todas as sobras da indústria e da agropecuária. Estes materiais podem, inclusive, contaminar rios, açudes e os lençóis freáticos. Outro problema, é que a matéria decomposta libera gases do efeito estufa, como o metano e o dióxido de carbono. Só a produção de estrume e urina, produzidas pelos rebanhos chega a 410 milhões de toneladas por ano, uma média de mais de um milhão de toneladas por dia.

Os biodigestores aproveitam matéria orgânica e a transforma em adubo e combustível.


O doutor em energia na agricultura, Jorge de Lucas Júnior, professor da Universidade Estadual Paulista (UNESP) e coordenador do Curso CPT Construção e Operação de Biodigestores explica o funcionamento de um biodigestor. Ele é um tanque revestido de concreto ou lona que recebe todo o rejeito.

O material entra no tanque e se desloca aos poucos até sair do outro lado. Este trajeto dura cerca de 30 dias, e os dejetos recebem um tratamento  para se tornarem menos poluentes. As bactérias dentro do biodigestor consomem a matéria orgânica, dando origem ao biogás. O que sobra pode ser usado como fertilizante.

Por: Maria Clara Corsino.

Deixe seu comentário

Avise-me, por e-mail, a respeito de novos comentários sobre esta matéria.

O CPT garante a você 100% de segurança e
confidencialidade em seus dados pessoais e e-mail.
Seu comentário foi enviado com sucesso!

Informamos que a resposta será publicada o mais breve possível, assim que passar pela moderação.

Obrigado pela sua participação.

Últimos Artigos

Artigos Mais Lidos

Quer mudar de vida e ter sucesso profissional? Vamos te ajudar!

Precisa de ajuda?