
Os produtos mais vendidos do setor, em 2010, foram os hidratantes para a pele e rosto, bem como o protetor solar.
O mercado do bem-estar está em expansão. Os gastos do brasileiro com o setor aumentaram muito no ano passado. Consumidores da nova classe média estão adquirindo itens relacionados a tratamentos de beleza com uma frequência muito maior e comprando produtos que antes não entravam na lista.
Em 2010, segundo pesquisa realizada pelo Instituto Data Popular, foram gastos R$ 20 bilhões de reais com cosméticos, artigos de higiene e serviços de cuidado pessoal. Esse valor representa uma quantia oito vezes maior quando comparada ao ano de 2002.
Nesse contexto, produzir cosméticos é uma atividade que pode oferecer bons lucros e ser, ao mesmo tempo, muito agradável. A professora Eliana Aparecida Rodella, no curso Fabricação de Cosméticos – Linha Básica, desenvolvido pelo CPT – Centro de Produções Técnicas, comenta que “sem necessitar de instalações ou equipamentos sofisticados, e com alguns cuidados para o manuseio e armazenamento, pode-se fabricar um bom sabonete, xampu, ou até mesmo um gel”.
Hoje, a aparência é fundamental para uma melhor participação de pessoas na sociedade. Tratar-se e se preocupar com a apresentação pessoal passou a ser tão importante quanto outras atividades consideradas de primeira necessidade.
No curso Estudo dos Cabelos e seus Tratamentos, também elaborado pelo CPT, a professora Mitsue Mary Ávila Watanabe, destaca que “quando o cabeleireiro faz uma pequena transformação, como, por exemplo, um corte, uma recuperação de cutícula ou tratamento para controle de queda dos cabelos do seu cliente, está interferindo diretamente na vida dessa pessoa, com resultados emocionais incríveis”.
Os produtos mais vendidos do setor, no ano anterior, foram os elaborados para a pele do rosto e do corpo, bem como o protetor solar. A profissional mais procurada foi a manicure. Os spas também são tendência para 2011, principalmente aqueles instalados em grandes cidades, conhecidos como Day Spa.
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