WhatsApp SAC (31) 98799-0134 WhatsApp Vendas (31) 99294-0024 Ligamos para Você Central de Vendas (31) 3899-7000
Como podemos te ajudar?
0

Seu carrinho está vazio

Clique aqui para ver mais cursos.

Os primeiros passos da mamãe heroína

Após o parto, começa uma nova fase, com novos desafios, pois o recém-chegado preenche totalmente o dia da mamãe

O banho é a oportunidade de acariciar e conversar, contribuindo para o desenvolvimento afetivo do bebê.

Se é menino ou menina, a maioria das mamães já sabe quando nasce seu bem mais precioso. Mas, sua maior preocupação naqueles primeiros minutos é ter conhecimento sobre o peso, tamanho e, principalmente, se é saudável. A recém-heroína olha os pezinhos, as mãozinhas, cada dedinho, conferindo todos os detalhes, como se pudesse decorar o pequeno.

Começa, então, uma nova fase, com novos desafios. O recém-chegado preenche totalmente o dia da mamãe. Ele quer carinho, alimento, o descanso do colo materno e, também, ficar a admirá-la com sentimentos que ele mesmo não sabe demonstrar e entender.

Uma das maiores dificuldades que nossa heroína precisa enfrentar nos primeiros dias é o banho. Esse momento é uma oportunidade de acariciar, sorrir, conversar e cantar, contribuindo para o desenvolvimento afetivo do bebê. A dica da professora Luciana Fiel no curso Do Nascimento ao Primeiro Ano do Bebê, elaborado pelo CPT – Centro de Produções Técnicas, é ter todo o material necessário próximo, pois nunca se deve deixar a criança sozinha ou dar as costas para ela.

Outra dica da professora é “evitar variações bruscas de temperatura, que podem não fazer bem ao bebê, é bom despi-lo, enxugá-lo e vesti-lo no mesmo local do banho”. E a chupeta? A odontopediatra Maria de Lourdes esclarece, neste mesmo curso do CPT, que a chupeta funciona como um verdadeiro calmante para o bebê. No entanto, ela alerta que “a Associação Brasileira de Ondontopediatria e o Ministério da Saúde recomendam que a idade de três anos é a época limite para sua eliminação”.

Passado alguns meses, chega o momento do desmame. Ele não deve ser feito por pressão. A naturalidade faz com que o corpo da mamãe e do bebê se preparem para isso. Segundo a professora Fiel, há algumas atitudes da criança que demonstram estar pronta para o desmame. “Um menor interesse nas mamadas, distração fácil ao lhe oferecer um outro alimento ou brinquedo e aceitar não ser amamentada em certos horários ou locais”, diz Fiel.

Combinado aos aspectos do crescimento da criança, chega mais um momento de superação da nossa heroína. É a hora da creche! Essa é a primeira separação real, marcando a entrada do pequeno no mundo social. Mas, antes da matrícula, a mamãe deve visitar várias escolas, só decidindo quando  estiver segura que naquele ambiente seu filho terá condições de se desenvolver.

Por: Ariádine Morgan

Deixe seu comentário

Avise-me, por e-mail, a respeito de novos comentários sobre esta matéria.

O CPT garante a você 100% de segurança e
confidencialidade em seus dados pessoais e e-mail.
Seu comentário foi enviado com sucesso!

Informamos que a resposta será publicada o mais breve possível, assim que passar pela moderação.

Obrigado pela sua participação.

Últimos Artigos

Artigos Mais Lidos

Quer mudar de vida e ter sucesso profissional? Vamos te ajudar!

Precisa de ajuda?