WhatsApp SAC (31) 98799-0134 WhatsApp Vendas (31) 99294-0024 Ligamos para Você Central de Vendas (31) 3899-7000
Como podemos te ajudar?
0

Seu carrinho está vazio

Clique aqui para ver mais cursos.

Avaliação de desempenho e suas vantagens

Com o uso do método todos saem ganhando, a empresa, o gestor e o colaborador

A avaliação do desempenho é um meio, um método, uma ferramenta, e não um fim em si mesmo.

Um programa de avaliação do desempenho, quando bem planejado, coordenado e desenvolvido traz melhorias a curto, médio e longo prazo. Os principais beneficiários são: o funcionário, o gerente e a organização.

Para o gestor é positivo, pois com um sistema de medição é possível neutralizar a subjetividade e propor providências para melhorar o padrão de desempenho dos subordinados. Além disso, os avaliados podem compreender os fatores que indicaram sua pontuação, fazendo uma autoavaliação.

O colaborador tem como vantagem conhecer as expectativas de seu chefe a respeito do seu desempenho, verificando seus pontos fortes e fracos. Fazer avaliação de desempenho sem ter um programa de treinamento e desenvolvimento de pessoas não faz sentido. Devido a isso, o funcionário ainda é beneficiado com estágios, cursos e outras providências que tornarão sua experiência profissional ainda mais enriquecida.

No caso da organização, avalia seu potencial humano a curto, médio e longo prazo e define qual a contribuição de cada empregado. O professor Hélvio Tadeu, coordenador do curso Gestão de Pessoas, elaborado pelo CPT – Centro de Produções Técnicas, comenta que o sistema de avaliação identifica os empregados que necessitam de reciclagem ou aperfeiçoamento em determinadas áreas, e seleciona aqueles com condições de promoção ou transferências.

“O programa dinamiza a política de gestão de pessoas, oferecendo oportunidades de promoções, crescimento e desenvolvimento pessoal”, acrescenta Tadeu, que também trabalha como consultor de empresas.

Pode-se tanto utilizar vários sistemas de avaliação do desempenho, como estruturar cada um deles em um método de avaliação que seja adequado ao tipo e às características do pessoal envolvido. Lembre-se que a avaliação do desempenho é um meio, um método, uma ferramenta, e não um fim em si mesmo.

Por: Ariádine Morgan

Curso CPT - Gestão de Pessoas

Deixe seu comentário

Avise-me, por e-mail, a respeito de novos comentários sobre esta matéria.

O CPT garante a você 100% de segurança e
confidencialidade em seus dados pessoais e e-mail.
Seu comentário foi enviado com sucesso!

Informamos que a resposta será publicada o mais breve possível, assim que passar pela moderação.

Obrigado pela sua participação.

Últimos Artigos

Artigos Mais Lidos

Quer mudar de vida e ter sucesso profissional? Vamos te ajudar!

Precisa de ajuda?