WhatsApp SAC (31) 98799-0134 WhatsApp Vendas (31) 99294-0024 Ligamos para Você Ligue Agora (31) 3899-7000
0

Seu carrinho está vazio

Clique aqui para ver mais cursos.

Cursos da Área Curso Homebrew - A Arte de Fazer Cerveja em Casa Curso Treinamento de Garçom Curso Treinamento de Pizzaiolo Curso Treinamento de Empregada Doméstica Curso Segurança Alimentar em Restaurantes e Lanchonetes - Treinamento de Manipuladores de Alimentos Curso Treinamento de Camareira Curso Treinamento de Chapeiro e Lancheiro Curso Treinamento de Florista Curso Treinamento de Jardineiro Curso Treinamento em Reservas e Recepção Curso Treinamento de Governanta Curso Treinamento de Gerente de Loja Curso Treinamento de Bartender - Barman / Barwoman Curso Treinamento de Churrasqueiro Curso Capacitação de Corretor de Imóveis Curso Técnicas de Memorização Curso Treinamento de Barista Curso Comunicação para o Sucesso Pessoal - Programação Neurolinguística Curso Técnicas de Comunicação Oral e Impostação de Voz Curso Capacitação de Auxiliar de Consultório Dentário - ACD ou ASB Curso Leitura Dinâmica Curso Segurança Alimentar em Restaurantes e Lanchonetes - Treinamento de Gerentes Curso Treinamento de Secretária Curso Treinamento de Recepcionista Curso Segredos do Vinho - Compra, Armazenamento, Degustação e Harmonização Curso Gerenciamento do Tempo Curso Como Desempenhar com Sucesso a Função de Vereador Curso Primeiros Socorros - nas Escolas, nas Empresas e em Residências Curso Treinamento de Síndico - Administração de Condomínios Curso Como Falar em Público Curso Treinamento de Atendente de Lanchonete Curso Capacitação de Cuidador de Idosos Curso Treinamento de Porteiro Curso Capacitação de Manipulador de Medicamentos Curso Capacitação de Atendente de Loja - Técnicas de Vendas Curso Capacitação de Atendente de Farmácia e Drogaria: Organização, Técnicas de Vendas, Serviços Farmacêuticos e Biossegurança Curso Capacitação de Atendente de Farmácia e Drogaria: Anatomia Humana e Farmacologia Curso Capacitação de Operadores de Telemarketing Curso Treinamento de Motorista Particular Curso Treinamento de Babá - Saúde, Alimentação e Higiene da Criança Curso Treinamento de Babá - Segurança e Primeiros Socorros Curso Treinamento de Babá - Desenvolvimento e Comportamento da Criança Curso Bicicletas - Escolha, Regulagem e Manutenção Áreas Afins 13Casa Prática 12Confecção de Roupas 6Consultórios Odontológicos 14Estética e Beleza 7Fabricação de Cosméticos 18Hotelaria 10Marcenaria 6Massoterapia 5Negócios Imobiliários 17Padaria e Confeitaria 12Pet 4Refrigeração 12Salão de Beleza Depoimentos dos Alunos Alunos de Sucesso Depoimentos Publicações TV Cursos CPT Artigos Notícias Dicas Cursos CPT Entretenimento Beirada de Fogão Melhores Filmes do Cinema Reflexões

Atividade cerebral constrói com complexidade a memória

Os sistemas que compõem o cérebro são de natureza tão complexa que apresentam atividades de todas as magnitudes possíveis

É o cérebro que une as informações  para oferecer um pensamento coeso.

A memória é formada por um grupo de sistemas, que com suas distintas funções conseguem armazenar e formar imagens ou palavras quando requisitado. É o cérebro que une as informações  para oferecer um pensamento coeso. Mas essa operação fica entre a ordem e o caos.

Embora a maior parte do tempo a atividade cerebral seja estável e ordenada, por alguns momentos seu funcionamento pode ser tornar desorganizado. Por que? Os sistemas que compõem o cérebro são de natureza tão complexa que apresentam atividades de todas as magnitudes possíveis. Assim, as redes de células nervosas alternam entre estados de baixa atividade e períodos de instabilidade, variando a distribuição de potência entre os neurônios.

Mas é justamente esse tipo de arranjo que estabelece muitas funções cognitivas. Caso o cérebro adotasse um padrão mais estável, a propagação da atividade se atenuaria mais rapidamente e prejudicaria a transmissão da informação. Por outro lado, caso o padrão fosse caótico, cada avalanche de atividade tomaria conta do cérebro.

Esse arranjo da atividade cerebral também facilita a sua adaptação a novas situações. Quanto mais próximo ao limite da instabilidade, mais rápido o cérebro muda de estado para processar um novo estímulo.

Dessa forma, a memória não é única, mas na verdade, é uma construção bastante complexa. Saindo da teoria para a prática, isso quer dizer que ao pensar em um lápis, por exemplo, o cérebro lembra do nome do objeto, seu formato, sua função, o som que faz quando desliza sobre o papel, entre outras coisas. Cada parte dessas lembranças vem de um local distinto do cérebro.

Segundo o professor Marcos Barbosa, no curso Técnicas de Memorização, elaborado pelo CPT – Centro de Produções Técnicas, “cada nova sensação ou aprendizado compartilhado com algum objeto ou pessoa será armazenado associado a ele para o desenvolvimento de pensamentos futuros”.

É por esse motivo que a memorização está totalmente ligada às emoções. Faça o teste e veja quais são as memórias que formam a experiência contínua da sua vida.

Por: Ariádine Morgan

Curso CPT - Técnicas de Memorização

Deixe seu comentário

Avise-me, por e-mail, a respeito de novos comentários sobre esta matéria.

O CPT garante a você 100% de segurança e
confidencialidade em seus dados pessoais e e-mail.
Seu comentário foi enviado com sucesso!

Informamos que a resposta será publicada o mais breve possível, assim que passar pela moderação.

Obrigado pela sua participação.

Últimos Artigos

Artigos Mais Lidos

Fique por dentro das novidades!