
Um dos setores que vem crescendo ao longo dos anos, sem se importar muito com a crise, é o de cerveja artesanal. Isso porque a cerveja, que sempre foi paixão nacional, se tornou ainda mais requintada com a característica “artesanal”, despertando o interesse de milhares de consumidores por todo o país.
Adonay Anthony, professor do Curso a Distância CPT Como Montar uma Microcervejaria e Produzir Cerveja Artesanal, explica que, embora o mercado esteja em alta, é preciso produzir cerveja de qualidade para se manter vivo nele.
Cada vez mais pessoas têm trocado seu serviço comum pela produção de cerveja artesanal. É possível, mesmo com uma pequena cervejaria, produzir mais de 1000L/mês. Escolher um nome e rótulo que dê uma identidade visual ao seu produto também pode ser sinônimo de sucesso.
O processo de fabricação artesanal consiste na seleção e cuidado com os ingredientes utilizados. A produção em grande escala, para comércio nacional, deixa a desejar nesse quesito, produzindo muito e sem o controle cuidadoso sobre cada cerveja produzida e o sabor final.
Só nesse ano, até o mês de setembro, o setor cervejeiro artesanal cresceu mais de 20% no país, de acordo com o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, com previsões de crescimento até o final do ano.
Números
Nos últimos cinco anos, o mercado cresceu 130%. Hoje, há pelo menos 835 empresas de cervejas artesanais, com mais de 150 mil produtos, o que responde por 1,5% do mercado nacional. Em 2017, o número de cervejarias artesanais era de 679 e o faturamento girava em torno de 130 bilhões.
O estado do Sul é o que mais possui empresas desse tipo, seguido do Sudeste. Ainda, o Rio Grande do Sul é o estado com mais unidades fabris, possuindo 179, seguido por São Paulo, com 144 e Minas Gerais, com 112.
O presidente da Associação Brasileira de Cerveja Artesanal, Carlo Lapolli, explica que a cerveja artesanal ainda é um nicho de mercado, mas o consumidor é fiel. Isso porque, ao experimentar e perceber as diferenças entre as marcas comerciais e as artesanais, as pessoas acabaram por transformar esse produto em hábito familiar de consumo.
Ainda segundo o presidente, a expectativa para o mercado é de avanço, à medida em que o brasileiro busque por novas experiências e sabores. Sua previsão é de que haja para o próximo ano um total de mil fábricas de cerveja artesanal, ainda que haja alguns obstáculos.
Conheça os Cursos a Distância e Online CPT, da Área Treinamento Profissional:
Como Montar uma Microcervejaria e Produzir Cerveja Artesanal
Homebrew – A Arte de Fazer Cerveja em Casa
Segredos do Vinho – Compra, Armazenamento, Degustação e Harmonização
Fonte: Correio Braziliense Economia – correiobraziliense.com.br
por Renato Rodrigues

Basta preencher os campos abaixo para receber o material por e-mail:
Este conteúdo pode ser publicado livremente, no todo ou em parte, em qualquer mídia, eletrônica ou impressa, desde que contenha um link remetendo para o site www.cpt.com.br.
Cursos Relacionados
Deixe seu comentário
Informamos que a resposta será publicada o mais breve possível, assim que passar pela moderação.
Obrigado pela sua participação.