
O Outubro Rosa é um movimento popular, internacional, iniciado na década de 1990, com a finalidade de conscientizar a população, principalmente as mulheres, sobre a importância do diagnóstico precoce para o controle do câncer de mama e, consequentemente, para a vida. É válido ressaltar aqui, portanto, que quanto antes for diagnosticada a presença da doença nas mamas, maiores são as chances de tratamento e cura.
São inúmeras as atividades desenvolvidas neste mês com o intuito de compartilhar informações sobre a doença, promover a conscientização sobre a necessidade da mamografia para o diagnóstico precoce do câncer, proporcionar maior acesso aos serviços de diagnóstico e de tratamento, contribuir para a redução da mortalidade, além de enfatizar a importância de a mulher conhecer suas mamas e ficar atenta às alterações suspeitas. Aliás, a maior parte dos cânceres de mama é descoberta pelas próprias mulheres.
O câncer de mama é o mais comum entre as mulheres no mundo e a idade é um dos mais importantes fatores de risco para a doença (cerca de quatro em cada cinco casos ocorrem após os 50 anos). Há vários tipos de cânceres de mama, alguns com desenvolvimento rápido e outros mais lentos. Ao realizar corretamente o autoexame, por exemplo, é possível verificar se há indício de alguns dos sintomas, como presença de caroço (nódulo) fixo, endurecido e, geralmente, indolor; pele da mama avermelhada, retraída ou parecida com casca de laranja; alterações no bico do peito (mamilo); e pequenos nódulos localizados embaixo dos braços (axilas) ou no pescoço. Outros fatores que aumentam o risco da doença são fatores ambientais e comportamentais, fatores da história reprodutiva e hormonal e fatores genéticos e hereditários.
A indicação do Ministério da Saúde é a realização da mamografia a partir dos 35 anos de idade e, de acordo com orientações médicas, se necessário, repetição anual ou a cada dois anos do exame.
Por Silvana Teixeira.
Fonte: Brasil. Gov.br.
Este conteúdo pode ser publicado livremente, no todo ou em parte, em qualquer mídia, eletrônica ou impressa, desde que contenha um link remetendo para o site www.cpt.com.br.
Cursos Relacionados
Deixe seu comentário
Informamos que a resposta será publicada o mais breve possível, assim que passar pela moderação.
Obrigado pela sua participação.