
Muitas pessoas passam mais tempo com os colegas de trabalho do que com a família. E isso costuma acontecer em salas pequenas, com divisórias transparentes ou portas frágeis (quando existem). Desse modo, todos expõem suas vidas profissionais e pessoais, aumentado as chances de cometerem indiscrições ou gafes.
Sempre existe aquele colega engraçadinho, o que passa cantadas, aquela que repara em todas as suas roupas (e às vezes põe defeito), fala de todo mundo, além de exagerar no perfume e nas roupas. Quem não identificou pelo menos um colega assim ou até se encontrou em algum desses problemas?
O consultor de RH Minoruto Ueda destaca outras gafes cometidas no ambiente profissional: falar alto demais, principalmente ao telefone; criar ou participar de fofocas; não anotar recados; enviar correntes de e-mail imensas do tipo “passe adiante”; comparar-se com outros colegas, inclusive quando for pedir aumento ao chefe; nesse último caso, quando quiser fazê-lo, peça diretamente ao chefe e não ao RH da empresa.
Ueda alerta que errar dessa forma pode até reduzir a produtividade, fazendo com que muitos funcionários percam o emprego. Ele acrescenta que essas gafes são cometidas em qualquer ambiente de trabalho, independente do tipo de empresa. Ou seja, não importa em qual setor você trabalhe, sempre estará sujeito a receber ou cometer uma dessas, então o melhor é evitá-las sempre.
A etiqueta para o ambiente de trabalho acaba sendo a mesma para o dia a dia das relações interpessoais. A diferença é que além de desagradável, a falta de etiqueta no emprego pode comprometer seriamente a vida profissional.
Conheça os Cursos a Distância CPT, em Livros+DVDs e Cursos Online, da área Gestão Empresarial.
Por: Maria Clara Corsino.
Este conteúdo pode ser publicado livremente, no todo ou em parte, em qualquer mídia, eletrônica ou impressa, desde que contenha um link remetendo para o site www.cpt.com.br.
Cursos Relacionados
Deixe seu comentário
Informamos que a resposta será publicada o mais breve possível, assim que passar pela moderação.
Obrigado pela sua participação.