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O planejamento envolve basicamente duas atividades: o pensar e o agir.

 

A meta de todo empresário, sem dúvida, é ampliar sua rentabilidade. Essa tarefa, porém, não é fácil. Por isso, é preciso ficar atento a alguns fatores que ajudam o negócio a crescer e a aumentar os lucros.

Calcular a margem de cada produto, em vez de calcular os lucros pela média, é um deles. “A média é uma das piores formas de estatística”, afirma o consultor Carlos Alberto Ercolin, professor da Fundação Getúlio Vargas. Esse tipo de cálculo pode mascarar itens que dão prejuízo.

Pensar na escolha do mix de produtos a ser ofertados é outra consideração importante. Conhecer a estrutura dos gastos torna mais fácil acertar na escolha de um mix lucrativo. É preciso levar em conta, também, o giro de cada item. “É importante combinar itens de giro maior e margem menor com os de giro menor e margem maior”, afirma o consultor. Isso só é possível por meio do controle total do estoque.

Trace metas e estratégias de vendas. A combinação de metas de desempenho com incentivo aos funcionários ajuda muito. Organizar promoções e sorteios de brindes é uma maneira de atrair clientes. Oferecer uma gratificação para os funcionários por causa dos resultados atingidos é uma forma de motivá-los.

Procure reduzir os custos por meio do aumento da produtividade. Além de vender mais, é necessário gastar menos. Racionalizar o tempo de trabalho é uma forma de cortar as despesas.

Para o professor Hélvio Tadeu Curry Prazeres, no curso Como Administrar Pequenas Empresas, elaborado pelo CPT - Centro de Produções Técnicas, “o risco de uma decisão diminui, à medida que se faz uma boa análise de mercado. A taxa de mortalidade das empresas é alta, principalmente nos primeiros anos. De cada três empresas criadas, duas fecham suas portas. As pequenas empresas são as que mais sofrem. É preciso traçar o que, quando, como e quem vai fazer um planejamento, além de ter um sistema de acompanhamento e controle”.

O planejamento envolve basicamente duas atividades: o pensar e o agir. Para que seja bem feito, deve contar com a participação de todos os membros envolvidos em decisões, ser flexível, simples e contínuo.

 

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