WhatsApp SAC (31) 98799-0134 WhatsApp Vendas (31) 99294-0024 Ligamos para Você Central de Vendas (31) 3899-7000
Como podemos te ajudar?
0

Seu carrinho está vazio

Clique aqui para ver mais cursos.

Aneel sugere que consumidores produzam energia por conta própria

Quem produzir energia limpa em casa deve receber incentivos do governo

 

 Segundo a proposta da Aneel, cada um teria uma pequena turbina eólica ou um painél fotovoltaico em casa.

A produção de energia renovável tem sido uma das principais preocupações da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel). E de fato, a demanda por energia está aumentando bem mais do que o governo e as entidades privadas conseguem suprir. Em uma recente audiência pública, ocorrida em Brasília, a agência propôs que os consumidores passem a gerar a energia que utilizam.

Vários representantes do governo, de distribuidoras de energia e da sociedade civil discutiram a proposta na sede da Aneel. Se for colocada em prática, os consumidores poderão economizar dinheiro e ganhar créditos. O objetivo da medida é incentivar a geração de energia renovável em pequena escala. Assim, pequenas turbinas eólicas e painéis fotovoltaicos poderão ser instalados em residências, indústrias, empresas e no meio rural.

Quem aderir deve receber um bom desconto na conta de energia e pode ganhar créditos para serem usados em até um ano. Também foi proposto que nos dez primeiros anos o consumidor receba um desconto de 80% nas tarifas de transmissão e distribuição.

Entre as divergências, o Greenpeace acredita que o desconto nas tarifas deve ser de 100% e o crédito de geração de energia estendido por tempo indeterminado. Outro ponto discordante, é que a energia economizada também seja usada para a obtenção de créditos de carbono.

O projeto de lei 630/03, no qual se encontra a proposta, está parado na Câmara dos Deputados há dois anos. Segundo o coordenador da campanha de energia do Greenpeace, Ricardo Baitelo, se concretizado, o projeto representará uma evolução no modo de consumir e gerar energia no Brasil.

Para o engenheiro eletrônico Antônio Leite de Sá, professor do curso Energia Eólica, desenvolvido pelo CPT – Centro de Produções Técnicas, tendo em vista o grande potencial do Brasil, o país ainda está atrasado na geração de energia limpa.

Por: Maria Clara Corsino.

Deixe seu comentário

Avise-me, por e-mail, a respeito de novos comentários sobre esta matéria.

O CPT garante a você 100% de segurança e
confidencialidade em seus dados pessoais e e-mail.
Seu comentário foi enviado com sucesso!

Informamos que a resposta será publicada o mais breve possível, assim que passar pela moderação.

Obrigado pela sua participação.

Últimos Artigos

Artigos Mais Lidos

Quer mudar de vida e ter sucesso profissional? Vamos te ajudar!

Precisa de ajuda?