WhatsApp SAC (31) 98799-0134 WhatsApp Vendas (31) 99294-0024 Ligamos para Você Ligue Agora (31) 3899-7000
0

Seu carrinho está vazio

Clique aqui para ver mais cursos.

Abelha rainha com diversos parceiros gera colônia mais saudável

Pesquisa mostra que diversidade genética contribui para a redução de bactérias nocivas

A abelha rainha é a responsável pela reprodução da colônia. Foto: reprodução.

A abelha rainha é a responsável pela reprodução da colônia. Foto: reprodução.

Um estudo da Faculdade de Wellesley, nos Estados Unidos, mostrou que a abelha rainha que possui diversos parceiros sexuais mantém uma colônia mais saudável. Os cientistas descobriram que uma maior diversidade genética entre as operárias aumenta a quantidade de micro-organismos benéficos e reduz o número de patogênicos.

A descoberta, de acordo com os cientistas, pode ajudar a recuperar a população de abelhas produtoras de mel no mundo, que vem reduzindo desde 2007 nos Estados Unidos e em outros países. A investigação comparou duas colônias, uma com rainhas que copulavam apenas com um macho e outra onde elas possuíam grupos de até 15 machos.

A primeira colônia não possuía variedade genética e na segunda os indivíduos possuíam material genético diferente. Ao analisar os micro-organismos presentes nas colônias, os cientistas notaram que havia uma maior diversidade na segunda, sendo 40% a mais de bactérias benéficas.

A coordenadora da pesquisa, Heather Mattila, explicou que na colônia com maior variedade genética gerou-se uma comunidade mais diversificada de bactérias que são ativas na saúde das abelhas. Em contrapartida, na colônia com menor variedade, desenvolveu-se uma maior atividade de micro-organismos patogênicos.

Em outro estudo, a pesquisadora já havia comprovado que colônias com maior diversidade genética produzem mais mel. Por isso e agora também pela manutenção da saúde das abelhas, é tão importante existir uma maior variação genética na produção comercial de abelhas.

Por: Maria Clara Corsino.

Deixe seu comentário

Avise-me, por e-mail, a respeito de novos comentários sobre esta matéria.

O CPT garante a você 100% de segurança e
confidencialidade em seus dados pessoais e e-mail.
Seu comentário foi enviado com sucesso!

Informamos que a resposta será publicada o mais breve possível, assim que passar pela moderação.

Obrigado pela sua participação.

Últimos Artigos

Artigos Mais Lidos

Fique por dentro das novidades!