
Pensando em iniciar sua criação de ovinos e precisa saber mais sobre a raça Morada Nova? Posso ajudar. Leia essa matéria até o final e, depois de aprender um pouco mais sobre ela, decida se é ou não viável ao seu tipo de empreendimento. Vamos lá?
Para dar início a nossa resenha, é importante esclarecer que a raça de ovinos Morada Nova é um dos exemplos de raças nacionais desenvolvida na região nordeste do Brasil, no município de Morada Nova – Ceará. Sendo essa a região escolhida para a sua criação, portanto, pode contabilizar uma estrelinha ao seu negócio.
A raça Morada Nova apresenta altas taxas de fertilidade e potencial de produção, sabia? Isso indica que você não terá dificuldades em elevar seus gráficos em números. Em muito pouco tempo sua criação contará com rebanho bem expressivo. É isso que você quer? Então, mais uma estrelinha.
A Morada Nova é uma das principais raças de ovinos deslanados do Nordeste do Brasil. Para os poucos familiarizados com o termo, falar em ovinos deslanados é falar de ovinos desprovidos de lã, sendo o corpo desses animais, então, recobertos por pelos. Sabendo disso e sendo seu objetivo a produção de carne e pele, você pode contabilizar mais uma estrelinha. Isso é ótimo não é?
É importante dizer, também, que essa atividade tem importância fundamental no desenvolvimento estratégico de regiões, sobretudo as áridas e semiáridas, apresentando grande potencial de geração de renda e subsistência para a população. Aí você pergunta: qual a importância disso para mim? Fácil. Mão de obra especializada para com o manejo dos animais e rápido escoamento de produtos oriundos desta atividade.
Acabou? Não, ainda não. O mercado consumidor de carne ovina no Brasil está em pleno desenvolvimento, e com tendências de crescimento anual significativo, sabia? No mundo, para se ter ideia, já é um mercado consolidado, principalmente China, Nova Zelândia e Austrália. Preciso dizer que este é, sim, um ótimo negócio? Acho que não, né!
Finalizamos agora? Quase! Resta dizer que os principais produtos ovinos são a carne e a lã. A carne, em especial, é muito apreciada em inúmeros países, principalmente aqueles que apresentam restrições culturais e religiosas. Bom exemplo é a carne suína, que não é consumida por judeus e muçulmanos. Agora, adivinhe qual é a raça de caprino ideal para a produção de carne? Morada Nova? Acertou! Mercado consumidor e sucesso garantidos.
E então, quer saber mais sobre o Curso CPT? Assista ao vídeo abaixo:
Conheça os Conheça os Cursos CPT da área Criação de Cabras.
Por Silvana Teixeira.
Gostou da matéria? Compartilhe com os seus amigos!
Este conteúdo pode ser publicado livremente, no todo ou em parte, em qualquer mídia, eletrônica ou impressa, desde que contenha um link remetendo para o site www.cpt.com.br.
Cursos Relacionados
Deixe seu comentário
Informamos que a resposta será publicada o mais breve possível, assim que passar pela moderação.
Obrigado pela sua participação.