WhatsApp SAC (31) 98799-0134 WhatsApp Vendas (31) 99294-0024 Ligamos para Você Central de Vendas (31) 3899-7000
Fale com uma Especialista
0

Seu carrinho está vazio

Clique aqui para ver mais cursos.

Alimentação de ovinos: qual o melhor capim no Nordeste?

Em um clima quente e seco, é preciso escolher espécies que mais se adaptem a essas condições e que sejam nutritivas para os animais

Ovino comendo

Edson Ramos, professor do Curso a Distância CPT Alimentação de Ovinos de Corte, anuncia que a alimentação do rebanho é fundamental, pois interfere diretamente no ganho de peso dos animais, na secreção do leite, no trabalho muscular e na acumulação de gordura, tornando necessário o entendimento por parte dos produtores de que o manejo nutricional é o responsável pelo sucesso da produção de ovinos.

As pastagens constituem a base natural da alimentação dos animais ruminantes, sendo considerada a principal e mais econômica fonte de nutrientes, em virtude da capacidade desses animais de ingerir e digerir alimentos fibrosos. A partir disso, o manejo da pastagem é essencial para o sucesso da ovinocultura, visto que a produção de carne e leite de um rebanho ovino está diretamente relacionada a qualidade nutricional e disponibilidade das forragens.

No Nordeste, onde há predomínio do clima quente e seco, qual o capim a ser oferecido, com as melhores características, aos ovinos?

As opções são várias, com forrageiras que se destacam pela boa produtividade, persistência, facilidade de plantio, elevado valor nutritivo e tolerância à seca, que predomina nessa região:

- O capim-búffel, que apresenta profundidade da raiz, possui uma boa capacidade de acumular reservas orgânicas, além de conseguir crescendo em locais com poucos períodos chuvosos.

- O capim-gramão, por sua vez, é ideal para a formação de pastagens cultivadas, enriquecimento de pastagens nativas e produção de feno.

- Além de apresentar tolerância à seca, o capim-andropogon também tolera solos que possuam baixa fertilidade natural. Mas, pelo rápido crescimento do seu colmo, requer uma entrada dos animais mais precoce, para evitar que perca suas propriedades nutricionais.

- O capim-massai e o capim-tamani, são ideais para enriquecer pastagens nativas de diferimento, podendo ser usado na época seca dada a facilidade de cultivo e grande produção de folhas.

Em todos os casos, é importante ressaltar que o estabelecimento dessas gramíneas deverá ser feito durante o período chuvoso, com a adoção de medidas para maximizar a produção, como análise do solo, tratos culturais e manejo do pastejo por meio de práticas de promovam a rápida rebrotação e vigor das plantas forrageiras, de forma a manter a perenidade do pasto.



Conheça os Cursos a Distância e Online CPT, da Área Criação de Ovinos:

Alimentação de Ovinos de Corte
Formação e Manejo de Pastagem para Ovinos
Formação e Fabricação de Ração para Ovinos na Fazenda

Fonte: Roberto Cláudio Pompeu para Revista Globo Rural – revistagloborural.globo.com
por Renato Rodrigues

Deixe seu comentário

Avise-me, por e-mail, a respeito de novos comentários sobre esta matéria.

O CPT garante a você 100% de segurança e
confidencialidade em seus dados pessoais e e-mail.
Seu comentário foi enviado com sucesso!

Informamos que a resposta será publicada o mais breve possível, assim que passar pela moderação.

Obrigado pela sua participação.

Comentários

Fábio Cirilo Montenegro de Lima

18 de fev. de 2021

Pastagem para ovinos , Fabricação de ração para ovinos.

Resposta do Portal Cursos CPT

26 de fev. de 2021

Ola, Fábio Cirilo

Como vai?

Agradecemos sua visita ao nosso site!

Em breve, uma das nossas consultoras entrará em contato com informações e esclarecimentos sobre os cursos que serão fundamentais para o seu aprendizado.

Atenciosamente,
Erika

Últimos Artigos

Artigos Mais Lidos

Fique por dentro das novidades!