
Diferentemente dos bovinos que, ao pastejarem, envolvem talos folhas da forrageira com a língua e os puxam, os ovinos tem como principal característica de seu pastejo o corte da forrageira com os dentes.
“Observando o pastejo bem de perto vemos que o animal abre ligeiramente a boca e tateia a forragem com a língua, e os lábios abertos permitem que o material selecionado entre na boca para, então, ser cortado com os dentes”, afirma Edson Ramos de Siqueira, professor do Curso CPT Formação e Manejo de Pastagem para Ovinos.
A estrutura bucal e maxilar dos ovinos determina uma grande seletividade e alta capacidade de apreensão de forragem, determina também que os ovinos pastejem rente ao solo em alturas mínimas bem inferiores às conseguidas pelos bovinos. A altura mínima indicada para os ovinos é de 5 cm, enquanto para os bovinos é de 20 cm.
Isso pode significar melhor aproveitamento da forragem disponível e também mudanças no conceito de manejo da pastagem convencionalmente usado para os bovinos.
Aprimore seus conhecimentos sobre o assunto. Leia a(s) matéria(s) a seguir:
- Seus cordeiros estão perdendo peso? Remédio de vermes neles!
- Overlhas lanadas e ovelhas deslanadas pastam da memsa forma?
Conheça os Cursos CPT da área Criação de Ovinos.
Por Silvana Teixeira.
Este conteúdo pode ser publicado livremente, no todo ou em parte, em qualquer mídia, eletrônica ou impressa, desde que contenha um link remetendo para o site www.cpt.com.br.
Cursos Relacionados
Deixe seu comentário
Informamos que a resposta será publicada o mais breve possível, assim que passar pela moderação.
Obrigado pela sua participação.