
Na criação de ovinos, a alimentação constitui parte fundamental para o melhor desenvolvimento dos animais. Para alimentá-las, existe uma variedade extensa de plantas forrageiras que se destacam pela facilidade de plantio, pelo alto valor nutritivo, pela produtividade, entre outras características.
O capim-buffel tem raízes profundas e capacidade alta de acumular reservas orgânicas, com facilidade de crescimento em locais onde há pouca chuva. Já o capim-gramão, é ideal para formar pastagens cultivada, enriquecer as pastagens nativas e produzir feno. O capim-andropogon, por sua vez, é adaptável a solos de baixa fertilidade natural, mas, por apresentar rápido crescimento do colmo, os animais devem ter a entrada no pasto antecipada para evitar que ele perca seu valor nutricional.
O capim-massai e o capim-tamani, que foram lançados recentemente pela EMBRAPA, possuem elevado potencial de enriquecimento de pastagens nativas e diferimento, sendo usados em épocas secas devido à facilidade do cultivo e pela grande produção de folhas em relação aos colmos e à densidade de plantas por área.
Mas, é preciso estar atento para que o cultivo seja feito nos períodos chuvosos, com a adoção de medidas que maximizem a produção, como uma análise do solo, tratos culturais e manejo do pastejo. Ainda, é possível cultivar, por exemplo, milheto, sorgo e milhos, para que se formem campineiras e seja feita silagem ou feno para garantir a alimentação dos animais nos períodos secos.
Conheça os Cursos a Distância CPT, constituídos de Livro+DVD, e Cursos Online da área Ovinos:
Alimentação de Ovinos de Corte
Criação de Ovinos Deslanados
Criação de Ovinos de Corte
Fonte: Consultor Roberto Cláudio Pompeu – Globo Rural - revistagloborural.globo.com
por Renato Rodrigues
Este conteúdo pode ser publicado livremente, no todo ou em parte, em qualquer mídia, eletrônica ou impressa, desde que contenha um link remetendo para o site www.cpt.com.br.
Cursos Relacionados
Deixe seu comentário
Informamos que a resposta será publicada o mais breve possível, assim que passar pela moderação.
Obrigado pela sua participação.