WhatsApp SAC (31) 98799-0134 WhatsApp Vendas (31) 99294-0024 Ligamos para Você Ligue Agora (31) 3899-7000
0

Seu carrinho está vazio

Clique aqui para ver mais cursos.

Por que devo me preocupar com a nutrição das ovelhas?

Ovelhas mal nutridas apresentarão menor taxa de ovulação, maior probabilidade de perdas embrionárias e subdesenvolvimento fetal, originando cordeiros fracos, com baixo peso ao nascer

Por que devo me preocupar com a nutrição das ovelhas?   Dicas Cursos CPT

 

O bom nível nutricional oferecido por pastagens bem manejadas, tem, como resultado, mais quilos de cordeiros desmamados por ovelha e, consequentemente, maior eficiência produtiva. “Ovelhas mal nutridas apresentarão menor taxa de ovulação, maior probabilidade de perdas embrionárias e subdesenvolvimento fetal, originando cordeiros fracos, com baixo peso ao nascer”, afirma Edson Ramos de Siqueira, do Curso a Distância CPT Alimentação de Ovinos de Corte.

O peso ao nascer é um indicador da capacidade de sobrevivência do cordeiro, já que está relacionado com a quantidade de reservas energéticas responsáveis, entre outras funções, pelo sistema de termorregulação do filhote.

Uma prática que pode melhorar a eficiência do rebanho é a tosquia estratégica. Quando se retira a lã da ovelha, esta aumenta o consumo de matéria seca, em função da elevação da demanda energética pelo sistema de termorregulação. Entretanto, nem todos os nutrientes ingeridos adicionalmente são utilizados para essa finalidade. Em vista disto, o animal ganha peso, melhorando sensivelmente as funções fisiológicas inerentes à reprodução. Assim, se a tosquia for efetuada um mês antes do início da estação de monta, haverá benefícios reprodutivos.

Quando essa prática é realizada no pré-parto, a ovelha poderá produzir mais leite e criar melhor seu cordeiro. Trata-se de uma técnica simples e de custo zero, já que, de qualquer forma, a tosquia tem que ser realizada anualmente.

Aprimore seus conhecimentos sobre o assunto. Leia a(s) matéria(s) a seguir:


- Vai criar ovinos de corte em pasto? Atenção especial às forrageiras!
Criação de ovinos: como desmamar cordeiros?

Quer saber mais sobre o Curso? Dê Play no vídeo abaixo:


 

Conheça os Cursos a Distância CPT da área Criação de Ovinos.
Por Silvana Teixeira.

Deixe seu comentário

Avise-me, por e-mail, a respeito de novos comentários sobre esta matéria.

O CPT garante a você 100% de segurança e
confidencialidade em seus dados pessoais e e-mail.
Seu comentário foi enviado com sucesso!

Informamos que a resposta será publicada o mais breve possível, assim que passar pela moderação.

Obrigado pela sua participação.

Últimos Artigos

Artigos Mais Lidos

Fique por dentro das novidades!