
Estamos no mês em que todos falam sobre prevenção contra câncer de mama. No Outubro Rosa, muitos monumentos se colorem de rosa, como símbolo da luta contra essa terrível doença, uma das que mais matam no mundo. Mas quando diagnosticada em estágio inicial, as chances de cura aumentam de forma bastante significativa. Afinal, os tratamentos evoluíram, como é o caso da imunoterapia. Por meio dela, o sistema imunológico é estimulado artificialmente para tratar o câncer.
O câncer de mama está relacionado a fatores ligados à genética e até mesmo à raça. Além de fatores relativos a estilo de vida, como consumo excessivo de álcool, tabagismo, sedentarismo e má alimentação. Pensando nisso, escolhemos algumas dicas de alimentação para prevenir câncer de mama. Mas lembre-se de mudar os seus hábitos e viver uma vida mais saudável, como praticar exercícios físicos regularmente e evitar o álcool/fumo.
ALIMENTOS PREJUDICIAIS:
Carne vermelha
Pessoas que consomem carne vermelha em excesso têm grandes chances de engordar, além de desencadear processos inflamatórios no organismo. Ambos são um sério risco para se contrair a doença. Segundo o Instituto Americano de Pesquisas em Câncer, o consumo de carnes vermelhas deve se limitar a 300 gramas por semana.
Gordura e açúcar
Frituras são ricas em gordura, o que favorece a obesidade. Já os doces, por exemplo, são ricos em gordura e açúcar, ou seja, são ainda piores à boa saúde do organismo. Segundo pesquisas, o consumo de gorduras em excesso tem relação com os altos índices de câncer de mama, principalmente na pós-menopausa. Isso porque o alto teor de gordura na dieta está ligado aos altos níveis séricos de estradiol, hormônio responsável pelo desenvolvimento de tumores.
ALIMENTOS BENÉFICOS:
Fibras
Segundo estudos recentes, as fibras facilitam a eliminação de estrogênio, o que reduz os riscos de câncer de mama. A recomendação de consumo diário de fibras é de 30 gramas (American Dietetic Association), mas 30% desse valor deve ser equivalente a fibras solúveis, presentes na aveia e em frutas, como banana, pera e abacate. Portanto, adicione diariamente à sua dieta frutas e cereais.
Hortaliças
O consumo semanal de hortaliças, como brócolis, repolho e couve, ajuda a prevenir o câncer de mama. De acordo com uma pesquisa realizada com mulheres suecas, uma a duas porções diárias dessas hortaliças na dieta reduzem em até 40% os riscos da doença. Isso porque elas contêm vitamina C, além de ácido fólico e fibras. Todos esses nutrientes ajudam na eliminação de substâncias tóxicas indutoras do câncer.
Frutas
Segundo a Sociedade Americana de Câncer, o recomendado é consumir cinco porções de frutas diariamente. Como a maior parte das frutas contêm baixas calorias e fibras solúveis, a alimentação torna-se leve e muito mais saudável, o que reduz as chances de se contrair a doença.
Peixes
O consumo semanal de duas porções de salmão, sardinha e atum auxilia na prevenção de câncer de mama (British Medical Journal). Esses peixes apresentam gordura insaturada, benéfica à saúde – ao contrário de outros alimentos que contêm gordura saturada (prejudicial ao organismo). No caso da sardinha, ela é rica em vitamina D, o que ajuda na redução dos riscos de câncer.
Quer saber mais sobre o Curso? Dê Play no vídeo abaixo:
Conheça os Cursos a Distância CPT, constituídos de Livro+DVD, e Cursos Online, da Área Agricultura Orgânica.
Leia o artigo "60 dicas de alimentação saudável".
Fonte: vencerocancer.org.br
Por Andréa Oliveira.
Este conteúdo pode ser publicado livremente, no todo ou em parte, em qualquer mídia, eletrônica ou impressa, desde que contenha um link remetendo para o site www.cpt.com.br.
Cursos Relacionados
Deixe seu comentário
Informamos que a resposta será publicada o mais breve possível, assim que passar pela moderação.
Obrigado pela sua participação.