
Para aqueles que “vivem da horta”, conhecer as boas práticas de processamento mínimo de frutos e hortaliças é fundamental para o sucesso de seu negócio. Neste sentido, a colheita, o processamento, o armazenamento, a distribuição e a comercialização das plantas devem ser realizados de forma integrada e rápida, a fim de manter as características de qualidade dos produtos.
Em geral, a deterioração da qualidade ocorre de modo cumulativo, devendo, portanto, haver um controle rigoroso em todas as etapas do sistema. É essencial o conhecimento da natureza do produto após a colheita e os efeitos do manuseio para manter a condição ótima do mesmo no mercado, tais quais:
- O manuseio rápido com uso de pré-resfriamento e sem danos físicos ao produto preserva a sua qualidade.
- O armazenamento refrigerado deve ser o mais próximo possível da área de produção e o armazenamento de varejo, deve ser na área de consumo.
Antes da montagem do sistema de processamento deve-se estabelecer as condições que serão utilizadas no funcionamento do mesmo, tais como:
1- processamento no local de produção ou no local de consumo;
2- planta de processamento grande ou pequena;
3- transporte de grandes ou pequenas cargas com o uso de pré-embalagem;
4- uso de embalagens com atmosfera modificada/controlada/vácuo/ar;
5- condições de armazenamento;
6- processamento de um único produto ou múltiplo;
7- os fatores tempo e temperatura no processamento são fundamentais, porque podem predispor o produto ao ataque de microrganismos. Quanto mais rápido for o processamento e mais baixa a temperatura (dentro do limite de tolerância do produto), menor será o crescimento microbiano. No entanto, existem espécies de microrganismos que são tolerantes ao frio (microrganismos psicotróficos) tais como as pseudomonas.
Conheça os Cursos CPT da área Agricultura Orgânica.
Por Silvana Teixeira.
Este conteúdo pode ser publicado livremente, no todo ou em parte, em qualquer mídia, eletrônica ou impressa, desde que contenha um link remetendo para o site www.cpt.com.br.
Cursos Relacionados
Deixe seu comentário
Informamos que a resposta será publicada o mais breve possível, assim que passar pela moderação.
Obrigado pela sua participação.