
O fino de carvão é um subproduto da indústria carvoeira que, na agricultura, pode atuar como um ótimo condicionador do solo, melhorando suas propriedades físicas, químicas e biológicas. O carvão vegetal tem uma estrutura altamente porosa e isto lhe dá condições de aumentar a porosidade e a capacidade de retenção de água do solo e facilitar a proliferação de microrganismos benéficos.
Isso ainda não é tudo. de acordo com Kunio Nagai, professor do Curso CPT Agricultura Natural,"o fino de carvão contém minerais como cálcio, potássio, sódio, cobre, fósforo, magnésio, ferro, chumbo e molibdênio. Tem capacidade de absorver gases (odores) desagradáveis, por isso é utilizado como produto para higienização em lares". Na agricultura, é utilizado na preparação de fertilizantes orgânicos, como o bokashi.
O Brasil é o maior produtor mundial de carvão vegetal. Por motivos vários, inclusive de desconhecimento, ainda não aproveita esses recursos naturais, subprodutos de carvão para se tornar, também, maior produtor de extrato pirolenhoso e de fino de carvão. Ambos muito úteis na agricultura.
Quer saber mais? Assista ao vídeo abaixo:
Conheça os Cursos CPT da área Agricultura Orgânica.
Por Silvana Teixeira.
Este conteúdo pode ser publicado livremente, no todo ou em parte, em qualquer mídia, eletrônica ou impressa, desde que contenha um link remetendo para o site www.cpt.com.br.
Cursos Relacionados
Deixe seu comentário
Informamos que a resposta será publicada o mais breve possível, assim que passar pela moderação.
Obrigado pela sua participação.
Comentários

Ruberito Gusmão de Souza
3 de jul. de 2018Informação de fácil compreensão e muito útil na agricultura de um modo geral.

Resposta do Portal Cursos CPT
3 de jul. de 2018Olá Ruberito,
Agradecemos a visita e comentário em nosso site. Ficamos felizes que tenha gostado do nosso conteúdo.
Atenciosamente,
Mariana Caliman Falqueto