
A higiene, limpeza e sanificação são termos complementares. "A higiene representa o conjunto de medidas, incluindo a limpeza e a sanificação que, aplicado à produção de alimentos, tem por finalidade assegurar ao consumidor um produto de qualidade", explica a Prof.ª Dr.ª Cristiane Sampaio Fonseca, do Curso CPT Higienização nas Indústrias de Alimentos.
Na indústria alimentar, o processo de higienização consiste num conjunto de práticas que têm como objetivo devolver ao ambiente de processamento (superfícies das instalações, dos equipamentos e utensílios) a boa condição higiênica inicial (início da laboração). A higienização deve remover os materiais indesejados (restos de alimentos, corpos estranhos, resíduos de produtos químicos e microrganismos) das superfícies em um nível tal que os resíduos que persistirem não apresentem qualquer risco para a qualidade e segurança do produto.
Para realizar um programa de higienização com sucesso, é essencial compreender a natureza da sujidade que vai ser removida, conhecer as características das superfícies a ser higienizadas, saber escolher o método mais adequado para a sua remoção, assim como buscar o método mais indicado para avaliar a eficácia do processo utilizado.
Quer saber mais sobre o Curso? Dê Play no vídeo abaixo:
Aprimore seus conhecimentos sobre o assunto. Leia a(s) matéria(s) a seguir:
- Princípios Básicos de Higienização para Indústrias de Alimentos
Conheça os Cursos CPT da área Laticínios.
Por Silvana Teixeira.
Este conteúdo pode ser publicado livremente, no todo ou em parte, em qualquer mídia, eletrônica ou impressa, desde que contenha um link remetendo para o site www.cpt.com.br.
Deixe seu comentário
Informamos que a resposta será publicada o mais breve possível, assim que passar pela moderação.
Obrigado pela sua participação.