
O crescimento pós-natal de cordeiros pode ser dividido em quatro distintas fases. A primeira caracteriza-se pelo rápido crescimento da cabeça, pescoço e patas. Na segunda fase, verificam-se mudanças na conformação corporal dos cordeiros. Na terceira, ocorre aumento generalizado do organismo, iniciando-se a deposição de gordura. Esta fase acontece a partir de três a quatro meses de idade. "A quarta fase é representada por uma concentração do crescimento no lombo e nas massas musculares das extremidades, havendo, concomitantemente, aumento generalizado da largura e profundidade do organismo", afirma Dr. Edson Ramos de Siqueira, professor do Curso a Distância CPT Criação de Ovinos de Corte, em Livro+DVD e Curso Online. O crescimento dos cordeiros, porém, pode ser afetado, por diversos fatores:
- Instalações
Qualquer galpão pode ser adaptado para receber os cordeiros em confinamento. Entretanto, deve-se prestar atenção às condições de conforto e sanidade dos animais.
- Piso
O piso pode ser de terra ou cimentado, mas deve ser utilizada uma cama com feno, palha de arroz ou maravalha; de outra forma, pode-se usar um piso ripado.
- Área de confinamento
A área por animal confinado depende das condições da instalação. Quando forem ótimas, pode ser considerado 0,60 m2 por cordeiro de até 30 kg de peso vivo, aumentando de acordo com a situação.
- Comedouros
Os comedouros devem ser protegidos para que os animais não entrem, evitando a contaminação da ração por fezes e urina.
Para um excelente crescimento e desenvolvimento dos cordeiros, deve-se dar atenção especial à alimentação que, por sua vez, passa por três períodos distintos. São eles: Fase da alimentação Láctea, Período de transição de monogástrico e a Terminação. Saiba mais sobre o assunto no artigo Cordeiros - boa alimentação tem influência no crescimento e desenvolvimento animal.
Conheça os Cursos a Distância CPT, em Livros+DVDs e Cursos Online, da área Criação de Ovinos.
Por Silvana Teixeira.
Este conteúdo pode ser publicado livremente, no todo ou em parte, em qualquer mídia, eletrônica ou impressa, desde que contenha um link remetendo para o site www.cpt.com.br.
Cursos Relacionados
Deixe seu comentário
Informamos que a resposta será publicada o mais breve possível, assim que passar pela moderação.
Obrigado pela sua participação.