WhatsApp SAC (31) 98799-0134 WhatsApp Vendas (31) 99294-0024 Ligamos para Você Central de Vendas (31) 3899-7000
Como podemos te ajudar?
0

Seu carrinho está vazio

Clique aqui para ver mais cursos.

Cordeiros - alimentação tem influência no crescimento e desenvolvimento animal

Para um excelente crescimento e desenvolvimento dos cordeiros, deve-se dar atenção especial à alimentação desde a fase da alimentação láctea até a terminação

Aliementação tem influência no desenvolvimento de cordeiros   Artigos Cursos CPT

 

Para um excelente crescimento e desenvolvimento dos cordeiros, deve-se dar atenção especial à  alimentação que, por sua vez, passa por três períodos distintos. São eles: Fase da alimentação Láctea, Período de transição de monogástrico e a Terminação.

Nas regiões caracterizadas por altas precipitações pluviométricas, deve-se refletir bem sobre a questão da alimentação dos ovinos. Nessas regiões, deve-se pensar nas possíveis combinações de alimentos a serem utilizadas, levando-se em consideração o custo e os efeitos da dieta sobre a eficiência de produção.

Quando em confinamento, é fundamental que se busque utilizar animais geneticamente aptos a apresentarem respostas condizentes com um sistema que requer maiores investimentos. Sendo assim, fica inviabilizada a ideia de trabalhar, nessas condições, com alimentos nutritivamente inferiores, requerendo-se, indubitavelmente, o aumento da proporção de concentrados. Há que se compatibilizar o nível nutricional das dietas de confinamento com a potencialidade genética para ganho de peso dos animais em terminação.

Fase da alimentação láctea


O bom desempenho dos cordeiros inicia-se com uma boa alimentação láctea, que está na dependência da potencialidade leiteira da ovelha e das condições ambientais que ela dispõe para exprimir sua capacidade. Portanto, pode-se afirmar que a alimentação é o principal fator envolvido com o crescimento.

Período de transição de monogátrico


A fase de alimentação láctea vai diminuindo de importância à medida que o tempo passa, sendo fundamental dar atenção ao período de transição de monogástrico para ruminante, quando dietas adequadas não permitirão efeitos negativos sobre a velocidade inicial de ganho de peso, típica de cordeiros oriundos de ovelhas com boa habilidade materna.

Terminação


Passada essa fase, entra-se na terminação, quando será imprescindível a compatibilização dos níveis nutricionais das dietas, com o potencial genético de crescimento dos animais, sempre visando à maximização da eficiência de produção, com uma boa relação custo/benefício.

Por fim, resta salientar que em um sistema de produção, os cordeiros simples crescem com maior velocidade que os gêmeos, em função da maior disponibilidade de leite, tendo em vista que o acréscimo na produção das matrizes de partos múltiplos é, no máximo, de 30% a 50%. Dessa forma, quando cordeiros gêmeos são amamentados como únicos apresentam, geralmente, velocidades de crescimento similares (CAÑEQUE et al. 1989).

Aprimore seus conhecimentos, acessando os Cursos CPT, da área Criação de Ovinos, entre eles o Curso Produção Intensiva de Cordeiros, elaborados pelo Centro de Produções Técnicas.

Saiba mais sobre o assunto, acessando os artigos abaixo:

Cordeiros - o desmame tem grande importância  para um sistema de criação de qualidade

Cordeiros - o fornecimento de grãos inteiros diminuem os custos de alimentação

Cordeiros - sistema de confinamento tem forte influência na qualidade da carne

Por Silvana Teixeira

Deixe seu comentário

Avise-me, por e-mail, a respeito de novos comentários sobre esta matéria.

O CPT garante a você 100% de segurança e
confidencialidade em seus dados pessoais e e-mail.
Seu comentário foi enviado com sucesso!

Informamos que a resposta será publicada o mais breve possível, assim que passar pela moderação.

Obrigado pela sua participação.

Comentários

Alexsandro Rack

20 de abr. de 2019

Tenho interesse em criar carneiros quero boas dicas de vocês.

Resposta do Portal Cursos CPT

23 de abr. de 2019

Olá Alexsandro Rack,

Agradecemos sua visita e comentário em nosso site.

Você será cadastrado para receber nosso boletim informativo, com ele, você ficará por dentro das nossas promoções, além de receber conteúdos atualizados sobre a criação de ovinos e cabras.

Em relação aos cursos, possuímos diversos cursos técnicos sobre criação de ovinos, que são fundamentais para quem deseja ter sucesso nesta área.

Em breve, uma das nossas consultoras entrará em contato com informações e esclarecimentos sobre os nossos cursos.

Atenciosamente,
Victor Sampaio

fernando augusto da silva

16 de nov. de 2013

Olá! Possuo um pequeno sitio com área total de 10 mil metros e gostaria de saber se nesse espaço eu poderia começar uma pequena criacao de ovinos para abate, tendo em vista a criacao em confinamento. desde já agradeço !!!

Resposta do Portal Cursos CPT

18 de nov. de 2013

Olá, Fernando!

Agradecemos sua visita e comentário em nosso site.

Sim daria. Para as instalações destinadas a criação de ovinos destaca-se a simplicidade, necessitando de poucos investimentos. Para os ovinos, bastam piquetes, contendo boas pastagens, compostas por gramíneas de boa qualidade e bem manejadas.

As ovelhas e os carneiros podem permanecer o ano todo no pasto, 24 horas por dia. É importante, porém , disporem de água pura em abundância e sal mineral, além de sombra, sendo fundamental boa eficiência reprodutiva do rebanho.

Quando houver disponível para os animais uma pastagem de baixa qualidade, torna-se necessária a utilização de uma alimentação complementar, com silagem, feno ou concentrado. A quantidade desta alimentação, bem como a composição do concentrado, varia com a situação. O técnico que decidirá, de acorodo com cada caso.

Para mais informações conheça o Curso CPT Criação de Ovinos de Corte.

Atenciosamente,

Ana Carolina dos Santos

Aldo Pereira Paixão

29 de out. de 2013

Gostaria de receber se for possível, todas informações sobre criação de ovelhas, alimentação, vermifugação dos animais e vacinas, e os cuidados em geral com as ovelhas.

Resposta do Portal Cursos CPT

29 de out. de 2013

Olá, Aldo!

Agradecemos sua visita e comentário em nosso site.

Para mais informações sobre a criação de ovelhas nossas consultoras entrarão em contato.

Atenciosamente,

Ana Carolina dos Santos

Últimos Artigos

Artigos Mais Lidos

Quer mudar de vida e ter sucesso profissional? Vamos te ajudar!

Precisa de ajuda?