Ligue Agora (31) 3899-7000 WhatsApp (31) 99294-0024
0

Seu carrinho está vazio

Clique aqui para ver mais cursos.

O mel cristalizou. Ele está estragado?

A cristalização do mel é um processo que pode ser encarado como normal e não tem relação direta com possível adulteração, pois, quando cristalizado, não perde suas propriedades nutritivas

O mel cristalizou. Ele está estragado?   Dicas Cursos CPT

 

A cristalização do mel é um processo que pode ser encarado como normal e não tem relação direta com possível adulteração, pois, quando cristalizado, não perde suas propriedades nutritivas. Alguns tipos de méis demoram mais ou dificilmente se cristalizam, por apresentarem um teor de glicose superior a 30%, por exemplo os méis obtidos das floradas de trigo sarraceno (Fagopyrum sagitatum), e o mel da caatinga que tem como principal planta fornecedora de néctar, a aroeira. "Outros, ao contrário, como o mel de eucalipto, por exemplo, em épocas muito frias, podem cristalizar até mesmo no interior dos favos", afirma Paulo Sérgio Cavalcanti Costa, professor do Curso a Distância CPT Processamento de Mel Puro e Composto, em Livro+DVD e Curso Online.

Aconselha-se que o mel seja descristalizado a uma temperatura inferior a 40°C, por um período de tempo nunca superior a 48 min. Se esses parâmetros não forem seguidos, o mel pode perder suas características nutritivas. Depois de acondicionado em vidros limpos e esterilizados, sob todos os cuidados com a higiene, se o mel for acondicionado e armazenado em local fresco e protegido de luz, seu prazo para consumo será de dois anos após extração.

Conheça os Cursos a Distância CPT, em Livros+DVDs e Cursos Online, da área Apicultura.
Por Silvana Teixeira.

Deixe seu comentário

Avise-me, por e-mail, a respeito de novos comentários sobre esta matéria.

O CPT garante a você 100% de segurança e
confidencialidade em seus dados pessoais e e-mail.
Seu comentário foi enviado com sucesso!

Informamos que a resposta será publicada o mais breve possível, assim que passar pela moderação.

Obrigado pela sua participação.

Últimos Artigos

Artigos Mais Lidos

Fique por dentro das novidades!