
As abelhas podem ser um problema para qualquer criador de animais, pois, além de atacá-los, também costumam impedir o acesso deles ao alimento. Esses insetos são insistentes e permanecem onde haja alimento para eles. Como se não bastasse a insistência, também possuem boa memória e podem voltar ao local várias vezes ao dia em busca de mais alimento.
Algumas dicas podem ser fundamentais para evitar a presença desses insetos nos locais de alimentação da criação:
Troca do horário de alimentação dos animais, dando preferência para o final da tarde, quase ao anoitecer, pois as abelhas são mais ativas pela manhã e à tarde.
Plantação de espécies atrativas para as abelhas em locais estratégicos e longe do local onde os animais se alimentam. Atente-se para plantar espécies que florescem em períodos em que há escassez de alimento para as abelhas, pois isso ajudará a mantê-las longe.
Uso de repelentes naturais próximos aos locais de alimentação. Ainda que não haja uma comprovação científica da eficiência desses repelentes, o óleo de nim, o óleo de menta, o extrato de alho, óleo de cravo, óleo de eucalipto e citronela são frequentemente citadas e podem funcionar.
Substituição de alimentos por outros que não atraiam abelhas, bem como a realização de uma boa limpeza dos alimentadores após o período de alimentação dos animais.
Embora também não haja comprovação científica da eficácia desse método, pode ser adicionada cal micro processada à cana-de-açúcar. Porém, atenção! A cal usada em construções não deve ser usada nessa aplicação, pois são tóxicas aos animais.
Solicitar a apicultores próximos a retirada de possíveis ninhos que estejam próximos ao local de alimentação dos animais.
Confira os Cursos a Distância CPT, constituídos de Livro+DVD, e Cursos Online da área Apicultura:
Criação de Abelhas Nativas sem Ferrão- Uruçu, Mandaçaia, Jataí e Iraí
Planejamento e Implantação de Apiário
Apicultura Migratória – Produção Intensiva de Mel
Fonte: Cristiano Menezes - Globo Rural – revistagloborural.globo.com
por Renato Rodrigues
Este conteúdo pode ser publicado livremente, no todo ou em parte, em qualquer mídia, eletrônica ou impressa, desde que contenha um link remetendo para o site www.cpt.com.br.
Cursos Relacionados
Deixe seu comentário
Informamos que a resposta será publicada o mais breve possível, assim que passar pela moderação.
Obrigado pela sua participação.