
O Entreposto de Produtos das Abelhas é um estabelecimento que compra mel de diversas Casas do Mel, e o embala e comercializa com marca própria. Geralmente, estão sediados nas cidades de maior porte, distantes dos locais onde o mel é produzido, por isso, na maior parte das vezes, não contam com instalações e equipamentos para extração de mel. É também uma empresa que produz mel composto e processa outros produtos das abelhas, como própolis e pólen, envasando e comercializando sob sua própria marca, em larga escala.
Segundo Paulo Sérgio Cavalcanti Costa, professor do Curso a Distância CPT Processamento de Mel Puro e Composto, em Livro+DVD e Curso Online, “O entreposto de produtos das abelhas é uma empresa que precisa de contato com grandes redes de supermercados, farmácias e mercearias, e que investe em marketing buscando valorizar sua marca”.
Para o registro do Entreposto de Mel (e também de uma Casa de Mel) no Serviço de Inspeção Federal, são necessários os seguintes documentos
1. Requerimento do interessado, solicitando vistoria do terreno.
2. Requerimento solicitando aprovação do projeto de construção.
3. Memorial descritivo da construção.
4. Planta baixa do apiário (prédio do entreposto) na escala 1:50.
5. Fachada e cortes, na escala 1:50.
6. Contrato social em cartório.
7. Licença na Prefeitura (Secretaria da Saúde).
8. Licença da Secretaria Estadual de Saúde (FEPAM).
9. Análise da água (LARA).
Local de entrega: Unidade da Delegacia Federal de Agricultura.
Como a Casa de Mel, a construção de um entreposto deve ter algumas características especiais, cujo projeto deve se ajustar a normas do Serviço de Inspeção Sanitária, do Ministério da Agricultura. Os procedimentos que devem ser seguidos são os mesmos para construção da Casa de Mel. Em projetos mais completos de Entreposto de Produtos das Abelhas, pode ser adicionada, ainda, uma sala para extração e processamento de própolis, outra para processamento e armazenamento de cera e ainda um local para manuseio de geleia real.
Dependendo do porte da empresa, podem ser definidas áreas da própria sala de processamento de mel para desenvolvimento dessas atividades, evitando a construção de instalações adicionais. Vale destacar que, para o processamento de cada um desses produtos, devem ser planejadas instalações e ser adquiridos equipamentos apropriados. Nos outros itens, o projeto segue as mesmas recomendações de uma casa de mel.
Conheça os Cursos a Distância CPT, em Livros+DVDs e Cursos Online, da área Apicultura.
Por Silvana Teixeira.
Este conteúdo pode ser publicado livremente, no todo ou em parte, em qualquer mídia, eletrônica ou impressa, desde que contenha um link remetendo para o site www.cpt.com.br.
Cursos Relacionados
Deixe seu comentário
Informamos que a resposta será publicada o mais breve possível, assim que passar pela moderação.
Obrigado pela sua participação.
Comentários

Alexandre Dias Monteiro
26 de mai de 2020Boa tarde, eu gostaria de saber como funciona a venda do mel para quem no entreposto, como proceder para fazer a venda, como é possível para vender para quem não é legalizado.

Resposta do Portal Cursos CPT
28 de mai de 2020Olá,Alexandre
Tudo bem?
Agradecemos sua visita ao nosso site!
Neste caso, recomendamos que procure os órgãos responsáveis na sua região, para assim, evitar problemas futuros.
Na área de Apicultura o CPT disponibiliza vários cursos, link: https://www.cpt.com.br/cursos-criacaodeabelhas e confira nossos cursos.
Uma de nossas consultoras entrará em contato com você para lhe passar maiores detalhes sobre os assuntos abordados no curso.
Atenciosamente,
Erika lopes

Adilio de Jesus Nascimento
22 de ago de 2018Estou procurando comprador de mel. Produto bastante é preciso de um comprador fixo.

Resposta do Portal Cursos CPT
23 de ago de 2018Olá Adilio,
Agradecemos a visita e comentário em nosso site.
Mariana Caliman Falqueto

Freitas
14 de ago de 2017Gostaria de adquirir produtos para vendas, obviamente preço de revenda! Grato!

Resposta do Portal Cursos CPT
14 de ago de 2017Olá, Freitas.
Agradecemos sua visita e comentário em nosso site. Procure por revendedores em sua região, pois trabalhamos com capacitação de pessoas que atuam ou desejam atuar em várias áres, logo, não vendemos produtos.
Atenciosamente,
Renato Rodrigues.